Como se tornar propriedade exclusiva de Deus?

No terceiro mês depois que os filhos de Israel haviam saído da terra do Egito, no mesmo dia chegaram ao deserto de Sinai. Tendo partido de Refidim, entraram no deserto de Sinai, onde se acamparam; Israel, pois, ali se acampou em frente do monte. Então subiu Moisés a Deus, e do monte o Senhor o chamou, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel: Vós tendes visto o que fiz: aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim. Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha possessão peculiar dentre todos os povos, porque minha é toda a terra; e vós sereis para mim reino sacerdotal e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel (Ex 19:1-6)

Aqui está o segredo para sermos Tesouro Pessoal, reino de sacerdotes e uma nação santa para Deus. Essas palavras são quase as mesmas que encontramos na Epístola de Pedro.  O que fazer para ser Tesouro Pessoal de Deus, precisamos:

1)      Ouvir a Voz de Deus


Ouvir é no original Hebraico: Entendê-la com discernimento e anunciá-la a demais pessoas, testemunhar dela a todos. (Shama) A voz de Deus no original desse texto significa que ele está chamando em voz Alta (Em hebraico: Qowl);
Queira Deus que não sejamos como seu servo que apesar de ter ouvidos, não ouve, que apesar de ter olhos não vê, afinal, a advertência do Espírito é:
Se alguém tem ouvidos, ouça o que o Espírito Santo diz a Igreja! Precisamos ouvir, mas precisamos também:

2)      Guardar a Aliança

Guardar no original hebraico é Shamar e significa que você protege, observa, preserva com esperança; Você não é descuidado com o pacto que Deus fez com você em Cristo, significa que você investe tempo em oração, meditação e estudo da Palavra. Significa que você ora todo dia, e não somente quando “dá na telha”.

A conseqüência de ouvirmos a voz de Deus e guardarmos a aliança que ele fez conosco é que:

3)      Tornamos-nos Possessão Peculiar de Deus

No original (cgullah) significa que somos uma boa jóia, uma jóia especial, livre de escórias. Nossa fé alcança o nível maduro em Deus Pai.

4)      Tornamos-nos Reino de Sacerdotes

Somos Reis agora (Original: Mamlakah), como sacerdotes somos também agora governante-chefe, príncipe (Original: Kohen). Como Príncipes, somos separados dos ditames que o mundo oferece, A nação aqui, não é povo de Israel, mas todas as pessoas!
Se você quer fazer parte desse grupo, Ouça a Voz e guarde a Aliança que Deus fez contigo em Cristo!

Comentários