Qual sua visao do Egito?

Tema: Qual é sua visão do Egito?
Texto-Base: Nm 16:1-14

Introdução: Aqui nesse texto vemos a rebelião de líderes bem conhecidos na comunidade de Israel contra Deus, Moisés e Arão. Rebelião motivada pela visão errada que esses líderes tinham do Egito. Veja como começou o processo de Rebelião:

         I.      Quiseram o princípio de igualdade;

Eles disseram: “Basta! A assembléia toda é santa, cada um deles é santo, e o SENHOR está no meio deles. Então, por que vocês se colocam acima da assembléia do SENHOR?” Estavam dizendo a Moisés: Somos profetas como você, temos acesso a Deus como você. Então podemos ter a mesma autoridade que você tem! Contudo, eles esqueceram a punição que Miriã e Arão receberam por ter um procedimento similar a este! Miriã de imediata ficou leprosa e Arão faleceu tempos depois no Monte Hor. O mesmo princípio que esteve no coração de Lúcifer: Serei semelhante ao Altíssimo. Mas quem é como Deus?

       II.      Quiseram mais do que Deus lhes deu;

Moisés lhes disse: Não lhes é suficiente que o Deus de Israel os tenha separado do restante da comunidade de Israel e os tenha trazido para junto de si a fim de realizarem o trabalho no tabernáculo do SENHOR e para estarem preparados para servir a comunidade? Ele trouxe você e todos os seus irmãos levitas para junto dele, e agora vocês querem também o sacerdócio? Esse evento nos lembra o discípulo de Jeremias, quando repreendido por Deus. Baruque quis mais do que o devido e Deus lhe disse: “Baruque contente-se com o que você tem, pois eu trarei desgraça em toda a terra, mas deixarei que você fique vivo e você deve ficar feliz por isso”. O apóstolo Paulo recomenda: “Não sejam orgulhosos, mas adotem um comportamento humilde”.

      III.      Tinham uma visão errada do Egito;

Egito significa: “Fornalha de Ferro” [1], “Dificuldades dobradas”[2]. Quando nós estamos no Egito, nós temos o dobro de dificuldade! Contudo Abirão e Datã dizem: Não iremos! Não lhe basta ter nos tirado de uma terra onde manam leite e mel para matar-nos neste deserto? E ainda quer se fazer chefe sobre nós?

   IV.      Possuíam uma visão imediatista;

Eles queriam os campos e as vinhas no seu tempo determinado!
Esqueceram-se que “Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do Céu”.


Conclusão: Quero finalizar essa mensagem com algumas perguntas para meditarmos juntos:

  • Você quer mais do que Deus tem para você?
  • Qual é sua visão do Egito (mundo)?
  • Você quer ter os mesmos privilégios que seu Líder, sem ter as mesmas responsabilidades e comportamento?
  • Sua visão é imediatista, ou você sabe esperar o tempo e o propósito?



[1] Jeremias 11:4
[2] Léxico de Strong 04714

Comentários