Aprendendo com os Recabitas

Preserve sua fidelidade – Jr. 35:1-13,18,19
Nos dias de Jeremias havia um grupo conhecido como “Família dos recabitas”. Essas pessoas traçaram sua linhagem familiar até Jonadabe, o qual, segundo elas, deixou instruções para obedecer aos mandamentos de Deus e às ordens específicas sobre o estilo de vida que levariam, o qual incluia não tomar vinho nem construir casas; pelo contrário, deveriam viver como nômades em tendas. Residiam provisioriamente em Jerusalém para se protegerem dos caldeus. Jeremias os usou como exemplo para Judá, pois eles perteciam a um grupo que permaneceu fiel aos antepassados, algo que os israelitas fracassaram em fazer. Notemos que o profeta não se referiu aos mandamentos particulares que seguiam, mas sim à fidelidade geral deles à Lei e ao Senhor. Devido a essa fidelidade, Deus prometeu-lhes, através de Jeremias: “Nunca faltará homem a Jonadabe, filho de Recabe, que assista perante minha face todos os dias”. (Quem é quem na Bíblia Sagrada – Paul Gardner).
 Recabitas: Seita ou ordem religiosa que teve seu princípio em Jonadabe, filho de Recabe. Os princípios dos recabitas consistiam numa reação e protesto contra o luxo e a licenciosidade que, no reinado de Acabe e Jezabel, ameaçavam destruir inteiramente a simplicidade da antiga vida nômade de Israel. Em conformidade com suas idéias, os recabitas não bebiam vinho, nem edificavam casas, nem semeavam grãos, nem plantavam vinhas, nem possuíam coisa alguma. Habitavam em tendas, em memória de terem sido estrangeiros na terra. Pelo espaço de dois séculos e meio (250 anos) cumpriram fielmente suas normas; mas, quando Nabucodonosor invadiu Judá no ano 607 AC tiveram então que abandonar suas tendas. (Dicionário da Auto-ajuda através da Bíblia – Ricardo da Costa Alba, Nivaldo Rocha Vieira, Ismael A. R. Vieira).
O léxico de Strong define o significado do nome Recabe como “Cavalheiro”, informa-nos ainda que Recabe foi o adjetivo hebraico que deu origem a “Recabitas”.
O dicionário da Bíblia de Almeida 2ª Edição informa-nos que os recabitas era tribo midianita que adoravam o Deus verdadeiro, eles viviam em barracas e não bebiam bebidas alcoólicas.
Os recabitas preservaram seus costumes, idéias por 250 anos em plena obediência, por essa razão, Deus prometeu que nunca deixaria de haver um descendente de Jonadabe que não assistisse em sua presença (Jr. 35:19).
Eles preservaram a obediência, porque conheciam o princípio que “Obedecer é melhor do que sacrificar (I Sm 15:22), E nós temos guardado as prescrições que recebemos da Palavra de Deus, ou tornamo-nos como as pessoas de Judá?

Comentários