Crentes descrentes

Crentes descrentes
(Hebreus 3:12) - Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.
Um dos discípulos de Jesus chamado Tomé foi muito incrédulo diante da ressurreição do Senhor. Ele era um tipíco crente descrente. Afirmava crer na palavra de Jesus, mas no fundo não cria no que Jesus dizia. Em outra ocasião, Jesus ao caminhar com dois discípulos seus, lhes disse: “Tardios de coração para crer em tudo o que os profetas disseram”. Jesus vivia cercado de pessoas que afirmavam ser crentes, mas na realidade eram descrentes. Toda a bíblia relata a presença de crentes descrentes. Vejamos algumas características deles:
·         Zombadores
 (Gênesis 19:14) - Então saiu Ló, e falou a seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas, e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o SENHOR há de destruir a cidade. Foi tido porém por zombador aos olhos de seus genros.
·         Invejosos
(Gênesis 26:14) - E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam.
·         Malevolentes
(Gênesis 37:4) - Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente.
·         Medrosos
(Números 13:31) - Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.
·         Presunçosos
(Números 16:3) - E se congregaram contra Moisés e contra Arão, e lhes disseram: Basta-vos, pois que toda a congregação é santa, todos são santos, e o SENHOR está no meio deles; por que, pois, vos elevais sobre a congregação do SENHOR?
Poderia falar muito mais características, mas o que o Senhor Jesus disse a Tomé é bom sempre relembrar: “Não sejas incrédulo, mas crente; Bem-aventurados aqueles que não viram e creram” (Jo 20:27,29). Que tipo de Crente você e eu somos? Crentes de fato ou crentes descrentes?

Comentários