Como receber o dom do Espírito?


“Pedro respondeu: Cada um de vocês deve abandonar o pecado, voltar-se para Deus e ser batizado no nome de Jesus Cristo para o perdão dos pecados. Então vocês também receberão o dom do Espírito Santo. Porque Cristo prometeu esse dom para cada um de vocês que tenha sido chamado pelo Senhor, o nosso Deus, para os filhos de vocês e até para os que estão longe.” [Atos 2:38, 39 – Nova Bíblia Viva]

Esse texto é uma resposta a pergunta feita pelos recém-convertidos no dia de pentecoste. A palavra comoveu todas as pessoas presentes e aqueles que se converteram indagaram o apóstolo sobre como receber o dom do Espírito Santo. Nesses versículos está a resposta apostólica sobre como receber o dom do Espírito. Para receber o dom do Espírito é necessário:

1. Arrependimento;

Aqui traduzido como “abandonar o pecado e voltar-se para Deus”. Arrependimento difere de remorso, porque arrependimento gera uma mudança de comportamento, uma mudança de pensamento, uma mudança de vida. O arrependimento esteve presente na pregação dos profetas, de João Batista, de Jesus Cristo e dos apóstolos. O padrão de Deus permanece inalterado: Todos precisamos de arrependimento, de transformação, de regeneração.

2. Ser batizado no nome de Jesus Cristo;

Quando nos batizamos nos revestimos de Cristo. Entendo esse ser batizado de duas formas: o ser batizado nas águas propriamente, mas também recebê-lo como nosso único Senhor e Salvador pessoal, afinal, só podemos nos batizar quando temos uma completa identificação com ele na sua morte, quando decidimos romper definitivamente com o que nos impede de servir a Deus de fato e de verdade. O dom do Espírito só é dado a quem crê em Cristo Jesus. Crer em Cristo implica servi-lo, segui-lo, obedecê-lo.

3. Apossar-se da promessa;

O dom do Espírito Santo está prometido a toda humanidade desde o Antigo Testamento, desde o ano 835 a.C. aproximadamente, época do profeta Joel.  O Deus que prometeu o dom Espírito a todos os homens é fiel para cumprir a promessa. Essa prometeu é uma promessa de fato muito singular por dois motivos: Ela é prometida individualmente; isto é, para “Cada Um de vocês” e coletiva; isto é, para até os que hoje estão longe.

Deus quer lhe dar o dom do Espírito Santo, mas não vai forçá-lo a recebê-lo e nem sequer falar em outras línguas. Você é quem decide falar em outras línguas. Você não pode esperar emoção para falar em línguas, às vezes a emoção vem como tem vezes também que ela não vem você não pode ser guiado pelas emoções porque elas vêm e vão o tempo todo. O dom do Espírito é um indício que o sacerdócio de Cristo foi aceito pelo Pai. A promessa é sua! Tome posse dela, desfrute dela, porque ela é o caminho pelo qual Deus substitui suas fraquezas pelo poder dele. Você pode ser cheio do Espírito Santo onde estiver basta crer.

Comentários

Postar um comentário

Quando os comentários serão excluídos:

1. Quando ofender a qualquer pessoa envolvida.
2. Quando houver desrespeito com as convicções alheia
3. Quando houver uso de palavras chulas
4. Quando fugir do tópico supracitado
5. Reservamo-nos ainda ao direito de acrescentar ou retirar cláusulas quando julgar conveniente.

Os administradores.