Cristãos Árvores

A árvore é sinônimo de Cristãos na Palavra de Deus. No Novo Testamento encontramos um episódio no qual ao curar um homem cego, Jesus lhe pergunta: "O que você está vendo?' o homem então responde: "Estou vendo os homens andando como árvores". (Mc. 8:22-26)

No Salmo 1 também encontramos árvores associadas aos homens, especialmente aos tementes ao SENHOR, uma árvore bem firme, alimentada e nutrida. (Sl. 1:1-3)

Quero contar uma história que ocorreu comigo: Recentemente estava no portão de casa e lá existem duas árvores que jamais produziram fruto, porém são excelentes para sombra e o Espírito me falou: "Vê que existem árvores que não frutificam? Assim também há cristãos que aparentemente e só aparentemente são infrutíferos. Mas como essa árvore é boa para produzir um frescor, assim também esses cristãos são motivo de frescor para muitas pessoas ainda que aparentemente são infrutíferos".

Então recordei-me de um texto bíblico em Isaías 4:6 que diz: "E haverá um tabernáculo para sombra contra o calor do dia; e para refúgio e esconderijo contra a tempestade e a chuva." Entendo perfeitamente que  o texto faz menção a nós, cristãos, isso porque

A) Nós somos o Tabernáculo ou Templo do Espírito Santo - 1 Co. 3:16; 6:20
B) O Calor do dia fala das pressões a que estamos sujeitos - Is. 48:10; 1 Pe. 1:7
C) Tempestade e chuva são ventos de doutrinas que querem nos parar - Mt. 7:24-27; Ef. 4:14,15


A  partir desse momento, passei a observar o que hoje eu chamo de "Cristãos Sombra", Sombra não porque ficam escondidos, mas porque aparentemente são infrutíferos, mas são motivo de alívio para muitos.


Esses cristãos sombra são pessoas que tem um ministério quase que exclusivamente voltado para outros cristãos, um ministério de Edificação.

É interessante notar alguns fatores em comum nesses cristãos: (Isaías 4:6)

A) Conhecem muito bem o Espírito Santo a ponto de serem chamados como Oséias de "Homem ou Mulher do Espírito" - Os. 9:7
B) Estão constantemente se purificando no sangue de Jesus Cristo e na Palavra de Deus - Jo. 17:17; 1 Jo. 1:7
C) São pessoas fundamentadas na fé; Como ensina o Pr. Éber Rodrigues: "Fundamentos são muito mais do que conhecimentos doutrinários, Fundamentos são verdades bíblicas que orientam nosso modo de agir". - Cl. 2:6,7

Foi através desse texto de Is. 4:6 que o Senhor me mostrou a finalidade das provações. Produzir em nós caminhos de refrigério para outras pessoas. É por esta razão que o apóstolo Tiago dizia: "Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações" Tg. 1:2


Nós temos entendido que cristãos sombras são aqueles que oferecem suporte para outros frutificarem no Senhor, por isso, quando você achar que alguém não está frutificando, saiba que ele pode estar sendo um suporte para muitas pessoas em Cristo.


Um abraço Fraternal em Cristo,

Comentários