Confiança no Senhor

A confiança no Senhor – Provérbios 3:5,6

“Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apóie na própria capacidade e entendimento; lembre-se de colocar Deus em primeiro lugar, em todos os seus caminhos, e ele guiará os seus passos, e você andará pelo caminho certo.”

Quero falar sobre o conceito vetéro-testamentário de confiança, seus benefícios que são também seus resultados e ainda as suas exigências.

1.      O conceito vetéro-testamentário de confiança

“Colocar Deus em primeiro lugar em todos os seus caminhos”.

 O rei e salmista Davi agia assim freqüentemente; Lemos repetidas vezes que momentos antes de cada batalha, Davi ia consultar o Senhor. Na batalha mais conhecida da vida de Davi contra Golias, ele expressa a sua confiança dizendo: Quem é, afinal de contas, este filisteu pagão, que tem ousadia de desafiar os exércitos do Deus vivo?” (1 Sm. 17:26b).

Jó também é uma referência de confiança em Deus. Ele ao ser posto em várias provas disse: “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu vou partir. O SENHOR me deu, o SENHOR tomou de volta; louvado seja o nome do SENHOR”. (Jó 1:21)

Abraão também manifestou essa confiança ao ir até o monte para sacrificar Isaque. Ele disse a seus empregados: “Esperem aqui com o jumento. Eu e o rapaz vamos até lá, e depois de adorarmos, voltaremos” (Gn. 22:5), isso porque a bíblia diz que “Abraão creu que se Isaque morresse, Deus o ressuscitaria”. (Hb. 11:19)

Esse mesmo princípio se encontra em Mt. 6:33 – “Coloquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e ele dará a vocês todas essas coisas”. Se encontra em 2 Tm. 1:12b: “Conheço aquele em quem confio e tenho certeza de que ele é capaz de guardar em segurança tudo quanto lhe confiei até o dia da sua volta”.

2.      Benefícios da Confiança em Deus

“É melhor confiar no SENHOR do que confiar nos homens” – Sl. 118:8, isso por que:

·        Quem confia no Senhor está cercado de misericórdia – Sl. 32:10

“Os maus passam por muitos sofrimentos, mas quem confia no SENHOR será acompanhado de perto pelo seu amor cuidadoso”

Davi embora fosse o homem segundo o coração de Deus foi um homem comum e cheio de falhas. A mais conhecida é seu adultério com Bate-Seba e o assassinato de Urias, mas Davi também cometeu outros erros como fazer um censo de Israel incitado por Satanás, após esse censo, Deus envia um anjo para castigar Jerusalém. Então num momento de aperto, Davi disse a Deus: “É grande a minha aflição, mas é melhor cair nas mãos do SENHOR, pois a sua misericórdia é grande, do que cair nas mãos dos homens”. (2 Sm. 24:14)

 Talvez se recordando desse episódio mais tarde, ele escreveu: “O SENHOR faz bem a todos; sua misericórdia alcança todas as suas criaturas”. – Sl. 145:9

Nada escapa da misericórdia do Senhor. Deus é cheio de misericórdia e essa mesma misericórdia é para você e para mim como foi para cada pessoa na bíblia e na história.

·        Quem confia no Senhor é tranqüilo e seguro – Sl. 37:3

“Confie no SENHOR e procure fazer o bem; assim você viverá tranquilamente em seu lugar e desfrutará de toda segurança”.

Salomão, filho de Davi foi um típico exemplo disto. No início de seu reinado ele não experimentou nenhuma ameaça de inimigos estrangeiros, insurreição, revolta. Não sofreu nenhum prejuízo, mas todas essas coisas tinham um motivo: “A confiança de Davi no Senhor”.

Até mesmo na ruptura do reino de Israel, Deus permite Roboão, neto de Davi governar uma tribo por amor a Davi, a tribo de Judá e Benjamim que eram uma só na época.
Em uma época posterior, no reinado de Ezequias, Deus prometeu: “Livrarei você e essa cidade das mãos de 
Senaqueribe por amor de Davi meu servo”.

A confiança de Davi foi tão grande que mesmo gerações após sua morte, seus descendentes foram abençoados grandemente, culminando com Jesus Cristo, o Filho de Davi.

·        Quem confia no Senhor tem um Deus que trabalha por Ele.

“Deixe nas mãos do SENHOR tudo o que você for fazer. Confie nele de todo o coração e ele fará o que for necessário.” – Sl. 37:5

  José é um ótimo exemplo aqui. Ele foi para o Egito como prisioneiro, passou por humilhações, seus pés e pescoço foram postos em cadeias, ele foi esquecido na prisão, mas chegou o tempo onde ele foi exaltado por Deus. Nesse tempo, todas as nações da época o tinham como soberano, havia fartura em sua casa, ele se casou com Azenate. E ainda reencontrou sua família.

Moisés também é outro belíssimo exemplo. Criado como egípcio, mas ciente de sua nacionalidade Israelita, viu um egípcio maltratar um Israelita e matou o egípcio. Temeroso desse feito fugiu para Midiã, onde casou com Zípora, foi levantado por Deus como o Legislador e libertador de Israel. Ele viu Deus derrotar todos os deuses em quem os egípcios confiavam, ele viu o mar abrir-se em sua frente, ele experimentou provisão de Deus no deserto por quarenta anos, viu milagres que Deus disse que não faria em nenhuma outra nação. Isso porque Moisés confiou no Senhor.

A viúva que sustentou o profeta Elias nos tempos de seca em Israel também experimentou um Deus que trabalha por ela. Em todo Israel não havia provisão, mas na casa dela não faltava azeite e farinha.  Isso tudo porque ela confiou no profeta.

Naamã também experimentou milagres de Deus. Em meio a multidão de leprosos existentes naquele tempo, foi o único que a bíblia menciona ser curado. Ele nem sequer era Israelita, mas foi curado. Quantos leprosos não havia em Israel naquele tempo? E somente ele foi curado por Deus, porque decidiu confiar na palavra que o profeta Eliseu lhe deu, e assim confiou no Senhor.

·        Quem confia no Senhor encontra alívio.

“Ó meu povo, confie no SENHOR a cada momento. Leve a ele o peso do seu coração, pois Deus é o nosso refúgio”. – Sl 62:8

O Salmo 55:22 complementa essa idéia dizendo o seguinte: “Entregue suas preocupações ao SENHOR. Ele levará o peso dos seus problemas. Ele nunca deixará que o justo venha a tropeçar e cair”.

Tenho entendido cada vez mais que pessoas não podem carregar o peso dos meus problemas por mim, não há nenhum homem ou mulher de Deus capaz disso nem mesmo eu, Somente o Senhor Jesus.

 Foi por isso que Deus o entregou no meu e no seu lugar na cruz, aquele madeiro era pesado demais para nós, não tanto fisicamente, mas espiritualmente, pois os nossos pecados, só poderiam ser apagados com o sangue puro de Jesus.

Existem momentos na nossa vida em que não há conforto algum nos profetas de Deus, há momentos que mesmo você sendo um profeta de Deus, ele permanece calado. Esse é um chamado de Deus para você ir para a intimidade com ele. É lá que ele vai ensinar a você as verdades profundas da Palavra.

Quando não houver palavra, sinal, profecia ou conforto, “Leve a Ele o peso do Seu coração”, pois “Ele levará o peso dos seus problemas e nunca deixará que tropece ou caia”.

·        Quem confia no Senhor tem direção eterna

Ele (o justo) não tem medo de más notícias porque o seu coração confia totalmente no SENHOR, e ele tem uma base firme para sua vida.” – Sl. 112:7

Essa base firme é a palavra. Ela é luz para nosso caminho e lâmpada para nossos pés. Como diz o Pr. Éber Rodrigues do ministério Ouvir e Crer, “Paulo disse: “Se a trombeta der som incerto quem se preparará para o combate? Assim também, Deus sabe que você está numa guerra, ela te dará direções claras, porque a missão é clara. ”“
Segundo ele, “Deus fala na constância do nosso espírito e quando ele fala há paz.”

Nunca deixará de haver revelação, nem mesmo no céu. Parece espantoso, mas não é. Veja comigo o que diz Ap 2:17: “Que todo aquele que pode ouvir ouça o que o Espírito está dizendo as igrejas: Todo aquele que for vitorioso comerá do maná escondido; e a cada um eu darei uma pedra branca, e na pedra estará gravado um nome novo que NINGUÉM MAIS CONHECE A NÃO SER AQUELE QUE O RECEBE”

Na eternidade nós conheceremos o nosso Deus como ele nos conhece. Veja comigo ainda o que diz 1 Co 13:12: “De igual modo agora só podemos ver e compreender em parte a respeito de Deus como se estivéssemos observando o reflexo num espelho embaçado, mas o dia chegará quando o veremos face a face. Tudo quanto sei agora é obscuro e confuso, mas depois conhecerei perfeitamente como sou conhecido. É lá que teremos revelação total de coisas que hoje estão obscuras e confusas, pois o Senhor Jesus ao retornar, trará plena luz as coisas ocultas pelas trevas como 1 Co. 4:5 diz.

·        Quem confia no Senhor é firme

“Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas permanece para sempre”.  – Sl. 125:1

A bíblia diz que o perverso é como chuva passageira, mas o justo permanece para sempre (Pv. 10:25). A descendência de Davi se perpetuou devido a sua confiança no Senhor. O nosso Senhor é descendente de Davi. Ninguém pode abalar mais a descendência de Davi, ela se eternizou em Cristo, tamanha foi a confiança desse homem em Deus.

A história de Davi tem pelo menos três mil anos e nós nunca cessamos de falar desse grande homem de Deus, mas sua confiança foi tamanha que o próprio Deus escolheu encarnar na linhagem desse homem.
Mesmo em momentos de crises, Davi manteve o pulso forte, isto é, esteve firme. Houve um episódio na sua vida que seus companheiros o ameaçaram matar, pois foram invadidos pelos inimigos enquanto combatiam, mas a bíblia diz que Davi se fortaleceu no Senhor.

·                    Quem confia no Senhor é guiado por Ele
“... E ele guiará seus passos”
(Rm. 8:14 – Pois todos que são dirigidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus).

3.      As exigências da confiança em Deus

“Não apoiar-se na sua própria capacidade e entendimento”

Muitos ao receberem o Senhor Jesus esquecem que o convite do Senhor é de mortificação dos feitos do corpo, isto é, do velho homem. Quando nós recebemos o Senhor, nós temos que conhecer e satisfazer as exigências que ele nos impõe. Essas exigências são conhecidas no Novo Testamento como Negar a Si mesmo e Tomar sua Cruz.

Como o conceito de Cruz foi reservado para o Novo Testamento, uma maneira similar de expressar a mesma verdade no Antigo foi a seguinte: “NÃO APOIAR-SE EM SEU PRÓPRIO ENTENDIMENTO E  CAPACIDADE”

Moisés cuidava que Israel reconhecesse que ele era o libertador de Israel quando ele matou o egípcio. O problema era que ele matou o egípcio na própria força, não na dependência completa de Deus.

Alguém já definiu os 120 anos de Moisés como sendo 40 anos achando que era alguém, 40 anos 
entendendo que era ninguém, 40 anos aprendendo a ser alguém.

Tudo o que temos é graça divina. É como bem expressa o Sl 124 expressa: “Se o SENHOR não estivesse do nosso lado, as correntezas teriam nos levado e os nossos inimigos teriam nos engolidos vivos”.

Isso não vem de nós mesmos, mas é dom de Deus para que ninguém se glorie diante dele. Porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas, a Ele a glória eternamente, amém!

Com a reforma protestante resgatamos alguns princípios expressos pelas palavras latinas:

Sola Scriptura – Só a escritura (bíblia) é nossa regra de fé e prática
Sola Fide – Só através da fé que nós somos salvos
Sola Gratia – Só através da Graça de Deus e não por méritos próprios somos salvos
Solus Christus – Somente Cristo é o verdadeiro  mediador entre Deus e o homem
Soli Deo Gloria – A glória pertence somente e exclusivamente a Deus.

Essas verdades expressam a onipotência de Deus. Dependemos dele pra tudo. Essa é a verdade expressa em At 17:28 quando se diz “Porque nele nós vivemos, nos movemos e existimos”. Como o Pr. Éber costuma dizer: “Somos dependentes do Espírito Santo.”

A confiança em Deus é de extrema necessidade em nossas vidas, porque quem confia no Senhor não são decepcionados. Como diz o Sl 22:5b: “Confiaram no SENHOR e não ficaram decepcionados”  Confiança é tudo, desde um relacionamento humano até um relacionamento espiritual. Confie no Senhor!

Comentários