Herdeiros de Deus



‘E se somos filhos, então somos herdeiros – herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo.’ – Romanos 8:17a

A palavra ‘herança’ denota aquilo que se recebe do passado e também do futuro; Como a aliança, o conceito de herança expressa relacionamento entre Deus e o homem. Não tem como ser ‘Co-herdeiro’ de Cristo sem relacionar-se com ele.

Nós já recebemos um pouco da nossa herança no tempo presente. (Efésios 1:14,18)

A bíblia diz quais são algumas de nossas heranças:

•          A vida eterna – Mateus 19:29; Tito 3:7
•          A salvação – Hebreus 1:14
•          As promessas – Hebreus 6:12; 10:36

A palavra ‘Co-herdeiros’ é sunkleronómos e significa ‘herdar com’ e aparece cerca de  4 vezes no Novo Testamento .  Isso significa que nós temos tudo o que Cristo tem. E o que é que Cristo tem?

1.         O domínio de todas as coisas – Hebreus 1:2

Jesus governa soberanamente sobre todas as coisas. Tudo é nosso e nós somos de Cristo e Cristo é de Deus – 1 Coríntios 3:21-23.

Eu não vou á igreja fazer campanha por algo que já é meu’ (ap. Luiz Hermínio).

Deus já nos tem abençoado com todas as bênçãos em Cristo (Efésios 1:3) e o que é dele tornou-se nosso por adoção.

2.         Uma vida abundante – João 10:10b

A palavra ‘abundante’ é perissos e significa ‘aquilo que ultrapassa a expectativa, acima da média’.
Deus faz mais que nossas expectativas. ‘Ele faz mais do que nós pedimos ou pensamos, abundantemente além segundo o seu poder que opera em nós’ (Efésios 3:20)

Deus quer te dar um corpo sadio, uma vida financeira estável, uma família unida, um ministério ungido, um casamento feliz, filhos obedientes, pais compreensivos. 

Em resumo: ‘Deus quer nos abençoar tremendamente’.

Deus é um Deus surpreendente. Ele quer nos surpreender nesses dias.

Embora essas coisas não sejam necessariamente obrigatórias no viver cristão, elas foram destinadas a nós e não tem o perigo de sofrer alteração ou estragar-se (1 Pedro 1:3,4)

Como entrar então na posse da herança?

1.         Tornando-se filho de Deus – Gálatas 4:7

Ninguém é filho de Deus até ser nascido de novo. ‘O que é nascido do Espírito é espírito’ (João 3:6b) e Deus é Espírito (João 4:24), então aquele que se une ao Senhor torna-se um só espírito com ele (1 Coríntios 6:17b). Somente aqueles que tem a Jesus Cristo como seu único Salvador Pessoal é filho de Deus (João 1:12,13).

2.         Tornando-se maduro – Gálatas 4:1

‘Quando eu era criança, agia e pensava como criança pensava; mas agora que me tornei homem, desisti das coisas próprias de criança (1 Coríntios 13:11)

‘Esquecendo o passado e aguardando esperançoso aquilo que está a frente, esforço-me para chegar ao fim da corrida e receber o prêmio para o qual Deus está nos chamando ao céu em Cristo Jesus’ (Filipenses 3:13,14)

Tudo o que você não entende você não desfruta; nós só desfrutamos aquilo que entendemos’ (ap. Luiz Hermínio); e esse entendimento só vem com a maturidade.

A herança que recebemos de Cristo é indizível, inestimável, pura, imaculada. São coisas que ‘olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, nem jamais o coração do homem percebeu, as coisas maravilhosas que Deus preparou para aqueles que amam o Senhor’ (1 Coríntios 2:9)

Comentários