EU CREIO FIRMEMENTE NA PRESERVAÇÃO DOS SANTOS! (PERSEVERANÇA DOS SANTOS)

EU CREIO FIRMEMENTE NA PRESERVAÇÃO DOS SANTOS! (PERSEVERANÇA DOS SANTOS)

Perseverança (ou preservação) dos Santos é um ensinamento, segundo o qual, aqueles que verdadeiramente creêm em Cristo manterão a fé até o final. Pode ocorrer que eles tenham momentos de tropeços e pecados, quiçá, por muito tempo, por serem seduzidos pelo diabo, pela carne ou pelo mundo, mas que antes da morte ou do retorno do Senhor Jesus, serão restaurados pelo Espírito Santo ao arrependimento.

O Novo Testamento traz um exemplo do que acabei de dizer: O apóstolo Pedro. Na noite da última ceia, ele traiu o Salvador por três vezes, no entanto, o Senhor tinha intercedido por ele e o restaurou após sua ressurreição.

Sabemos dessa 'certeza' por pelo menos três coisas, que me vêm à mente no momento:

1) A expiação de Cristo - Deus já quitou nossos pecados em Cristo, seria injusto de sua parte, (Deus não comete injustiça nenhuma) castigar o pecado nos eleitos outra vez - Is. 53:10-12. Jo. 1:29

2) A intercessão de Cristo - Jesus Cristo está exaltado à direita do Pai intercedendo por cada um dos quais ele resgatou, aos quais ele prometeu dar vida eterna - Hb. 7:25; Jo.17:9,15,20; Jo. 10:28-30; 1 Jo. 2:25

3) O Selo do Espírito Santo (Ef. 1:13-14) - O Selo do Espírito é algo do qual todos recebemos no momento da conversão, pois ocorre quando ouvimos e cremos na mensagem do Evangelho. É algo que nos dá garantia do pleno cumprimento da nossa salvação, pois, a palavra Arrabõn ( que geralmente é traduzida como garantia, penhor, primeiro depósito) denota que Deus assumiu um compromisso consigo mesmo de nos levar a salvo ao seu Reino Celestial. (Fp. 1:6; Jd. 24; 2 Tm. 4:18)

A ele, pois, glória e honra e domínio, em Cristo e na Igreja, pois que nos deu tão grande salvação eterna (Is. 45:17; 2 Tm. 2:10; Hb. 5:9)

Comentários