Comentando os versículos (1): 1Pedro 5:7

Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. (1Pedro 5:7)
Esse texto nos fornece preciosas lições:
(1) O conceito cristão de ‘humilhação’. O termo traduzido na NVI como “lancem”, no grego é um particípio; por isso depende de um verbo principal, que pelo contexto, é o verbo "humilhar". Isso significa que o humilhar-se debaixo da mão onipotente de Deus é lançar suas preocupações a ele.
(2) O conceito cristão de entrega. A ação de lançar à qual Pedro se refere está no aoristo. Feita uma vez para sempre. Uma vez entregue a Jesus o que nos inquieta, não ousemos retomar! É uma entrega sem retorno às nossas mãos.
(3) A força de nossas ‘ansiedades’ e a supremacia de Jesus sobre elas. Aqui Pedro está fazendo uma citação direta dos Salmos (55:22). Lá no Salmo, em hebraico, o entregar significa "lançar ao chão, jogar aos pés". As "preocupações" referidas são tudo aquilo que tira o sono do cristão. O ensino do Salmo, portanto, é que tudo o que nos tira o sono, por conseguinte a paz, deve ser lançado aos pés do Senhor; ou seja, está sob o domínio de Jesus. Evidentemente há também influência do ensino do Senhor, tanto no sermão da montanha (Mt. 6:24-34) quanto no sermão registrado por Lucas (Lc. 12:20-32).
(4) Um entendimento correto da ‘guerra espiritual’. Aqui o particípio traduzido na NVI como "Lancem" recebe ênfase na passagem por causa do leão, o Diabo. Porque temos um inimigo feroz e violento, devemos entregar definitivamente o que nos inquieta àquele que é capaz de vencer o inimigo. O único que pode: Jesus. Não são forças ambivalentes. Jesus possui tudo sujeito a Si, conforme o ensino de Hebreus 2:8 e 1Coríntios 15:27.
(5) Um Deus preocupado com a Humanidade. Os MSS Siríaco e Etíope trazem aqui: "Lancem sobre Deus, toda a sua ansiedade, porque ele se preocupa com vocês". Jó também confessou esse sentimento (10:12) ao dizer: “A tua providência guardou o meu o corpo e alma”. Evidentemente há aqui uma alusão à Isaías 63:9: Em toda a aflição do seu povo ele também se afligiu. E alude-se também ao ensino do Senhor: “Se Deus veste assim a erva que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá vocês também?” “Não se vendem dois pardais por um centavo, todavia nenhum deles está esquecido diante de Deus. Vocês não valem mais que os pardais?”

Comentários