Tudo recapitulado em Cristo


Teologicamente recapitulação quer dizer “ter um novo cabeça”. De acordo com a Bíblia, Adão é o cabeça representativo da humanidade. Os puritanos diziam até que Adão era o Deputado da Humanidade diante de Deus. Adão é mencionado seis vezes no Novo Testamento: Romanos 5:14; 1Coríntios 15:22; 1Coríntios 15:45; 1Timóteo 2:13; 1Timóteo 2:14; Judas 14. E em pelo menos duas dessas passagens é claro que ele era o representante de toda a humanidade à luz de Deus (Romanos 5:12-19 e 1Coríntios 15:22,45).



O Novo Testamento apresenta Jesus como cabeça do homem (1Co. 11:3), da Igreja (Ef. 5:23; Cl. 1:18), dos anjos (Cl. 2:10) e do Cosmos (Ef. 1:22). Tudo se recapitula em Cristo desde o menor até o maior.


Efésios 1:22 (NVT) - "Deus submeteu todas as coisas à autoridade de Cristo e o fez cabeça de tudo, para o bem da igreja". 

É sobre essa recapitulação que o apóstolo Paulo fala ao mencionar o último Adão.  Ele retira essa imagem de 1Coríntios 15:45. O termo último (εσχατος) denota na Bíblia o último no tempo e no lugar, último numa sucessão temporal. Isso significa que à vista de Deus só tem duas linhagens: Adão ou Cristo. Estamos no cinturão de um destes homens. Se estivermos em Adão, colheremos corrupção e morte; Se estivermos em Cristo, colheremos incorrupção e ressurreição. Esse contraste é visto por Paulo em 1Coríntios 15:22.

A total depravação do gênero humano aponta para a necessidade de recapitulação. Na ciência, recapitulação quer dizer: repetição de uma sequência de estágios do adulto ancestral nos estágios embrionários ou juvenis dos seus descendentes. Ou seja, uma sequência de fatos ocorridos no ancestral atinge todos os descendentes. A Total depravação é justamente a imputação da culpa do ancestral (Adão) aos descendentes (nós), pois todos nós estávamos nele quando ele pecou, todos nós anuímos ao conselho da sua vontade de tal forma que aquele ato representa exatamente o mesmo ato que faríamos se tivéssemos a mesma oportunidade.

Através da adoção mediante Cristo, a recapitulação acontece. Assim como Adão transmitiu-nos o pecado original no DNA, agora, mediante a regeneração através da Palavra, recebemos a nova vida incorruptível e indissolúvel de Jesus. Portanto, naturalmente recebemos o pecado original e sobrenaturalmente recebemos a justiça imputada de Cristo Jesus. A Bíblia é clara:

"Mas a todos que creram nele e o aceitaram, ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus." [João 1:12]

"Pois todos vocês são filhos de Deus por meio da fé em Cristo Jesus." (Gálatas 3:26)

"E, porque somos seus filhos, Deus enviou ao nosso coração o Espírito de seu Filho e por meio dele clamamos: 'Aba, Pai'. [Gálatas 4:6]

"Pois vocês nasceram de novo, não para uma vida que pode ser destruída, mas para uma vida que durará para sempre, porque vem da eterna e viva palavra de Deus." [1Pedro 1:23]

"Por sua própria vontade, ele nos gerou por meio de sua palavra verdadeira. E nós, dentre toda a criação, nos tornamos seus primeiros frutos." [Tiago 1:18].

"Aquele que é nascido de Deus não vive no pecado, pois a semente de Deus está nele. Logo, não pode continuar vivendo no pecado, pois é nascido de Deus. [1João 3:9]

Reforçamos que essa recapitulação é totalmente cristocentrada. Ela é, como Lutero disse acertadamente, uma obra que acontece fora de nós. Acontece em Cristo, mediante Cristo, por causa de Cristo, apenas. O reformador compara o pecado original e a justiça original dizendo que assim como um veio de fora (pecado), o outro (justiça) necessariamente deveria vir; assim como um não demandou esforço de nossa parte (pecado), o outro (justiça) não acontece por nossas obras. Como David Martyn Lloyd Jones pontua corretamente, é graça do começo ao fim, é tudo pela graça.

Antigamente, os profetas deveriam restaurar o altar quebrado para que Deus respondesse. Hoje, Cristo, na função de Profeta, restaurou em si mesmo o nosso altar. Razão pela qual, em Cristo, nossas vidas, identidades, relacionamentos, empregos, finanças e, enfim, nossa vida toda, pode ser recapitulada ou ter uma nova cabeça, um novo guia, um novo líder, um novo mentor.

A realidade é que estando no cinturão de Adão, temos como mentor a Satanás e o pecado. Jesus disse que aquele que comete pecado é escravo do pecado. Adão - e nós nele - cometeu pecado, tornou-se então escravizado pelo pecado. Quando Cristo, então, nos dá seu jugo, ele nos liberta do senhor maligno e nos dá um dulcíssimo Salvador. Dando um novo sentido à nossa vida, à nós, e a toda a criação. 

Um dos principais expoentes dessa visão teológica na igreja antiga foi Irineu, bispo em Lião na França, discípulo de Policarpo, que por sua vez, foi discípulo de João, o apóstolo. Irineu, fundamentava-se principalmente no trecho de Romanos 5:12-21 para falar da recapitulação. Alguns outros intérpretes da igreja entenderam que Pedro também falou da recapitulação em Atos 3:21 quando falou da restauração de todas as coisas. Essa restauração evidentemente não inclui o diabo e seus anjos, para os quais o inferno foi preparado (Mateus 25:41).

Deixemos com a fala o próprio Irineu (Contra as heresias 3:21.10): Como pela desobediência de um só homem o pecado entrou no mundo e pelo pecado a morte, assim pela obediência de um só homem foi introduzida a justiça que traz como fruto a vida ao homem morto. E como a substância de Adão, o primeiro homem plasmado, foi tirada da terra simples e ainda virgem — ‚Deus ainda não fizera chover e o homem ainda não a trabalhara‛ — e foi modelado pela mão de Deus, isto é, pelo Verbo de Deus — com efeito, ‚todas as coisas foram feitas por ele‛, e o ‚Senhor tomou do lodo da terra e modelou o homem‛ —, assim o Verbo que recapitula em si Adão, recebeu de Maria, ainda virgem, a geração da recapitulação de Adão.  

Entendo que agora temos um novo mentor e nele uma nova identidade, a vida fica mais leve. Afinal, seu jugo é suave e seu fardo é leve. Nele encontramos descanso para nossas almas. Se você é cristão, deixe que o Espírito Santo aplique a verdade da recapitulação na sua vida. Se necessário, procure alguém mais maduro na fé para esclarecer essa doutrina. Se você não é cristão, insisto que venha a Cristo e nele experimente o poder da vida que é toda nova, a tal ponto que levou Paulo a exclamar: Se alguém está em Cristo, é nova criatura. As coisas antigas passaram; eis que uma realidade nova apareceu. [2Coríntios 5:17]

Comentários

  1. "Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!
    Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.
    É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!" (SL 1:1-3)
    Feliz és tu, meu caro irmão.
    "O homem sábio é poderoso, e quem tem conhecimento aumenta a sua força;" (Pv 24:5)
    A sabedoria que resplandece em você, sem dúvida, o faz homem poderoso. O conhecimento que tens, o faz homem forte. Deus te abençoe! Você é um vaso usado por Deus.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Quando os comentários serão excluídos:

1. Quando ofender a qualquer pessoa envolvida.
2. Quando houver desrespeito com as convicções alheia
3. Quando houver uso de palavras chulas
4. Quando fugir do tópico supracitado
5. Reservamo-nos ainda ao direito de acrescentar ou retirar cláusulas quando julgar conveniente.

Os administradores.