Os efeitos do derramamento do Espírito

Tema: Os efeitos do derramamento do Espírito
Texto: Is 32:13-18

Introdução: Deus sempre quis que o homem fosse um vaso para conte-lo. Para isso enviou o seu Espírito para preenchê-lo. Mas quais são os efeitos que podemos vivenciar com o enchimento do Espírito Santo em nossas vidas? Os efeitos são dentre outras coisas:

  1. Ausência de abandono

Jesus ao regressar para o Pai disse aos seus discípulos que não os deixaria só, antes, que enviaria o Consolador, ou seja, o Espírito da verdade, a fim de que ele esteja para sempre conosco. Por isso, Mateus, começa e termina seu evangelho com as palavras:
Deus Conosco. Aleluia!

  1. Êxodo do Deserto

Êxodo significa saída. Quando nós recebemos o Espírito Santo, nós saímos do deserto, fortalecidos, encorajados, preparados e sedentos de Deus. Quando ele vem, há uma transformação, quando não há água, a rocha faz brotar, quando há água doentia ele a transforma em potável, quando falta pão ele envia maná, quando falta carne, ele envia codornizes!

  1. Presença de Juízo.

Aqui juízo equivale a discernimento, ponderação, bom senso e equilíbrio. Nós recebemos discernimento da Palavra de Deus (seja ela uma palavra escrita – Logos, ou Revelada ou viva – Rhema, ou Profética – Profecia). Recebemos discernimento da voz do SENHOR (Voz Poderosa, que despedaça os cedros do Líbano). Recebemos equilíbrio das verdades reveladas e registradas.

  1. Justiça

É a capacidade do pecador arrependido se aproximar do Pai, pelo sacrifício substitutivo de Jesus na cruz, é onde ele se tornou a nossa justiça. É a ausência de toda e qualquer condenação; é uma vida nova, cheia de comunhão indelével, eterna com Deus.

  1. Paz

A palavra original – Shalom encerra idéia de bem-estar físico, mental e espiritual. É tudo o que Deus planejou para nós. A paz é fruto do Espírito, é característica do Reino, Jesus é conhecido como o “Príncipe da Paz” – Sar Shalom.

  1. Repouso.

Para mim, essa foi a principal característica de Noé. Quando nascido, Lameque profetizou: “Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, os quais provêm da terra que o Senhor amaldiçoou”. Repouso do trabalho, das obras, e de toda maldição.

  1. Segurança

Aqui fala de estabilidade, firmeza, ausência de perigos, incertezas, solidez; há uma palavra profética para Israel: “O Senhor será exalçado, pois habita nas alturas: encheu Sião de retidão e justiça. E haverá estabilidade nos teus tempos, abundância de salvação, sabedoria, conhecimento e o temor do Senhor será o teu tesouro”.

  1. Descanso

Jesus disse que aqueles que nele cressem receberiam o descanso. A bíblia diz que os jovens se cansam, os moços de exaustos caem, mas os que confiam no Senhor sobem com asas como águias, caminham e não se fatigam, correm e não se cansam. Sobre nós há uma palavra, “ainda que nosso homem exterior (carne) se corrompa, contudo o nosso homem interior (alma, espírito) se renova dia-a-dia”.

Conclusão: São oito os efeitos do derramamento do Espírito – Ausência de abandono, êxodo do deserto, presença de juízo, justiça, paz, repouso, segurança e descanso. Você já os experimentou? Se quiser experimentá-los, receba a Cristo como teu Senhor e Salvador, e ele dará a você os “Efeitos do derramamento do Espírito Santo”.

Comentários