Zelando por Siló - o lugar da morada de Deus entre os homens.

Siló:
Siló significa “Descanso”, era uma cidade no tempo bíblico a 16 km ao nordeste de Betel que se tornou o centro religioso dos judeus em Canaã na época de Josué e permaneceu como centro religioso até os dias do profeta Samuel, permaneceu como centro religioso por cerca de 300 anos.
Nas escrituras constam que Deus desamparou Siló, o lugar da sua morada entre os homens; e o motivo disso era a má conduta do povo, o povo se tornou idólatra e abandonou o seu Deus.
A corrupção ia do povo comum aos sacerdotes, na época de Samuel que foi a época onde Siló foi desamparada, os sacerdotes não temiam a Deus, não respeitavam suas ofertas, se deitavam com as mulheres no tabernáculo e o sumo-sacerdote sabendo dessas coisas não fazia nada.
Deus vendo tamanha corrupção, entregou a arca da aliança aos filisteus e os filisteus levaram a arca para sua terra e depois de serem feridos por Deus por desrespeitarem a  arca, levaram a arca para Judá, com presentes para o Deus de Israel, e a arca permaneceu em Judá por pelo menos 20 anos na época de Saul, o primeiro rei de Israel, ela ficou lá tanto tempo que o povo se esqueceu completamente dela.
A partir do momento em que os filisteus levaram a arca para sua terra, Siló já estava desamparada. E a preocupação com a arca da aliança só foi retomada com Davi que quis construir um lugar para que a arca do SENHOR tivesse repouso. Na época de Davi, o centro religioso passou a ser em Jerusalém, e permaneceu sendo até a época do Cativeiro Babilônico, mas mesmo sendo Jerusalém o principal centro religioso para os Judeus, havia em Betel um outro centro idólatra criado na época da divisão dos reinos depois da morte de Salomão;
Nas escrituras constam que Deus disse que tem pessoas que não entrarão no seu repouso, tem pessoas que não desfrutarão do Siló. Porque tem um coração infiel, incrédulo, desobediente. O siló de Deus é tanto para o céu, a eternidade como para a época presente, por isso, Jesus disse: “Em mim achareis descanso para as vossas almas”. Jesus falou do descanso para nós aqui na terra tanto quanto lá no céu;
Mas muitos não entram no descanso e não levam ninguém ao descanso de Deus, porque nunca experimentaram o verdadeiro descanso de Deus.
A bíblia diz em Hb 4:9: “Portanto, ainda resta um descanso para o povo de Deus”. Você tem entrado no descanso dele? Tem conduzido alguém a esse descanso?
Será que você tem valorizado o Siló que Deus, o Pai, tem te dado? Porque o desamparar de Siló, se repetiu com a cidade de Jerusalém na época de Jeremias, o profeta, porque o povo também não valorizou a comunhão com o doce Espírito Santo, nós como templos individuais de Deus, precisamos zelar pela comunhão com o doce Espírito Santo. Você e eu temos feito isso?
Leituras bíblicas adicionais: Js 18:1-10; 22:12; Jz 18:31; I Sm 1-4; 7:1,2; I Rs 2:27; Sl 78:60; Jr 7:12,14; 26:6,9; Hb 4:1-11

Comentários