Deus se lembra de Você?

“Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva. E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o sírio”. (Lc 4:25-27)
Vamos relembrar quem são os personagens citados aqui nesses versos:
1.      Elias: Seu nome significa: O SENHOR  é meu Deus. Sua história está registrada
entre 1 Reis 17 e 2 Reis 2. Elias fez grandes e tremendos milagres como ressuscitar um filho de uma viúva, fez fogo cair do céu, foi arrebatado para Deus numa carruagem de fogo. É interessante dizer que todas as mensagens de Elias se cumpriram. Elias foi um profeta solitário pois era considerado um provinciano vindo de Gileade, ficou escondido por dois anos na casa da viúva de Sarepta, fugiu para o deserto temendo represálias de Jezabel por ter matado seus falsos profetas indicando mais uma vez sua vida solitária. Elias representava Moisés pois ambos estiveram em Horebe e foram alimentados sobrenaturalmente por Deus, representa Israel e Josué, pois atravessou como eles o Jordão, mas na direção inversa, representa o NT, pois João Batista vem no espírito de Elias.

2.      Eliseu: Seu nome significa: O meu Deus salva, o meu Deus é salvador. Vemos em Eliseu o exemplo de alguém abnegado e altruísta, pois deixou sua família amorosa e rica para abraçar o seu chamado. Se considerava o filho espiritual mais velho de Elias, por porção dobrada era o que o primeiro filho recebia do pai. Também tipificava Josué, pois atravessou Jordão e “removeu” a maldição que repousava em Jericó e seus habitantes. Profetizou para Monarcas, Profetas e para o Povo. Eliseu representava uma porção balanceada da “bondade e da severidade de Deus”, pois abençoava os que se humilhavam como Naamã e castigava os desobedientes como Geazi.
3.      Naamã: Seu nome significa: Agradável. Comandante da Síria, leproso, curado por Eliseu ao mergulhar 7 vezes no rio Jordão. Experimentou uma poderosa transformação, pois de um  general arrogante e orgulhoso se tornou um humilde servo de Deus.
4.      Viúva de Sarepta: Morava na Fenícia, região que cultuava Baal, o deus das chuvas, por isso o Deus de Israel enviou a essa região três anos e meio de seca. Ela nos ensina que Deus se lembra dos obedientes e fiéis a Ele!
O que você e eu estamos fazendo para que Deus se lembre de nós como Deus se lembrou de Naamã e da viúva de Sarepta de Sidom? Em meio a uma multidão de pessoas, Deus, o Pai se lembrou deles de modo especial.
Será que se atualmente ocorresse algo semelhante, Deus o Pai se lembraria de você de modo especial como se lembrou deles?
O que foi que eles fizeram que chamou a atenção de Deus de tal maneira?
1.      Eles sabiam quem Deus era
Elias e Eliseu representam isso basta somente analisar o significado dos seus nomes. Você sabe quem teu Deus é? Você sabe o que teu Deus quer de você?
2.      Eles procuravam agradar a Deus
Naamã representa isso, analise seu nome. Você tem agradado aos homens ou a Deus? Lembre-se do que o apóstolo Paulo dizia: “Se eu quero agradar os homens não posso ser servo de Cristo”. O apóstolo Paulo dizia também: “Procuro agradar Cristo sempre, pois comparecerei diante de seu tribunal”. A quem você quer e têm agradado?
3.      Eram humildes e obedientes
Humildes como Naamã ao mergulhar no rio Jordão e obedientes como a viúva. Sempre que alguém é humilde é também obediente a Deus e sempre que alguém é obediente torna-se humilde. Seu nível de humildade é medido pelo nível de obediência. Como anda seu nível de obediência e humildade?
O desejo do meu coração é que Deus se lembre de mim como ele se lembrou de Noé no fim do dilúvio. E qual é o seu desejo?

Comentários