Intervindo através da oração

Texto Bíblico: Gênesis 20:17,18; Tiago 5:16

"A seguir Abraão orou a Deus, e Deus curou Abimeleque, sua mulher e suas servas, de forma que puderam novamente ter filhos,porque o SENHOR havia tornado estéreis todas as mulheres da casa de Abimeleque por causa de Sara, mulher de Abraão."

"Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz."

Em Gênesis, vemos que Abraão interveio em uma situação e a modificou pela oração. A razão disto é que a oração de um justo é poderosa e eficaz.

Não é só Abraão que é exemplo de pessoas que intervieram através da oração, mas Isaque, Jacó, Moisés, Josué, Ana, Samuel, Elias, Ezequias, Jonas, Paulo e Silas dentre outros tantos.

Neste estudo, quero compartilhar com você os princípios de uma oração poderosa e eficaz que transforma situações e pessoas ao seu redor Vamos então aos princípios de uma oração poderosa e eficaz:

  1. Toda oração poderosa é voltada para Deus.
Abraão orou a Deus. Toda oração deve ser voltada para o verdadeiro Deus. No Novo Testamento, existe uma palavra exclusiva quando se fala da oração voltada para Deus, palavra essa que é proseuche. Essa palavra é de caráter sagrado e expressa devoção absoluta e de maneira nenhuma é usada para dirigir-se a pessoas, senão a Deus.

Toda oração deve cumprir os requisitos que encontramos em proseuche: Ser de caráter sagrado, expressar devoção absoluta e nunca dirigir-se a pessoas humanas, falhas, limitadas. Todo grande homem e toda grande mulher de Deus sabe por revelação e experiência que a oração é sagrada, devocional e voltada exclusivamente para Deus.

O apóstolo Tiago que é meio-irmão de Jesus Cristo, expressa bem quando uma oração não tem caráter de uma oração proseuche: (Tiago 4:3) "Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres."

Uma oração não atendida é aquela que tenciona somente atender nossos prazeres.

  2. Toda oração poderosa é direcionada para o povo.

Abraão orou por Abimeleque, suas mulheres, criadas para que pudessem ter filhos novamente. Na bíblia, vemos Abraão orando pelos habitantes de Sodoma e Gomorra, vemos Isaque orando por Rebeca, vemos Moisés orando por Faraó, vemos Arão orando por todo o Israel, vemos Davi orando pela construção do templo, vemos Elias orando pela viúva de Sarepta e tantos outros.

Nas epístolas paulinas, Paulo sempre começa suas cartas orando por alguém. Orando para que Deus lhes desse "espírito de sabedoria e revelação" (Ef 1:17), orando para alcançar algum fruto (Rm 1:9-11). Paulo exorta Timóteo, seu jovem discípulo e futuro pastor em Éfeso a orar para todas as classes de pessoas, sejam elas quem forem (1 Tm 2:1)

3. Toda oração poderosa tem uma causa.

A causa da enfermidade de Abimeleque e a oportunidade que gerou a Oração de Abraão foi Sara. Sara foi desejada pelos princípes de Abimeleque e por estar casada com Abraão, Deus visitou com seus juízos a casa de Abimeleque.

Nossas orações poderosas e eficazes tem alguma causa, seja um amigo, seja um familiar, seja um emprego, seja um ministério, seja um relacionamento, seja comunhão com o Espírito Santo. A verdade é que nenhuma oração frutifica se não houver uma causa.

Jesus orou por seus discípulos para que fossem guardados do mal (Jo 17:11), Jesus orou por Lázaro para que fosse ressuscitado (Jo 11:42,43). Jesus orou por Pedro (Lc 22:31,32).

A causa pode ser legítima ou não. A causa não é legítima quando é puramente "capricho" e não necessidade.

4. A oração poderosa é feita por um justo

A palavra "justo" aqui é dikaios e seu significado é de alguém que observa as leis divinas, de alguém que seu modo de pensar, sentir e agir é inteiramente conforme a vontade de Deus, de alguém que foi aceito por Deus mediante a adoção que há em Cristo (Gl 4:5)

A oração de um ímpio é abominável (Pv 28:9), ao contrário deste a oração de um justo (dikaios) é perfeitamente aceitável ao Pai (Pv 15:9)

Você já passou pela adoção que há em Cristo? Você já entrou pela porta (Jo 10:9), pelo caminho (Jo 14:6), pelo consumador da fé (Hb 12:2) que é Cristo?

Toda oração poderosa começa e termina nele (Rm 11:36; Ap 1:8). Que nós optemos por sermos adotados na família de Deus e desfrutemos de uma oração poderosa!

Comentários