Deus fala

E por que você se queixa de Deus dizendo que ele não responde às palavras dos homens? Além do mais, Deus se revela ao homem de um modo ou outro, mesmo que você não tenha percebido isso. Ele se revela em sonhos e visões durante a noite, quando os homens estão dormindo profundamente em suas camas, nessas horas, Deus faz o homem ouvir seus ensinos e o aterroriza com advertências, para mudar as idéias erradas do homem, para livrar o homem do orgulho e das suas más ações, para preservar sua alma da cova, e a sua vida da espada. (Jó 33:13-18)

Deus é um Deus de relacionamento, portanto, é um Deus que fala com os seres vivos. Deus falou a terra na criação, Deus falou a um peixe para vomitar um profeta na terra, Deus falou com homens. Deus é um Deus que fala:

De vários modos:

       Claramente

Com ele falo face a face, claramente, e não por meio de figuras; e ele chegou a ver a forma do SENHOR. Por que não tiveram medo em criticar meu servo Moisés? (Números 12:8)

Nos últimos momentos de sua vida, ao se dirigir aos seus discípulos, Jesus já não utilizava mais nenhum tipo de figura de linguagem, seja símiles, parábolas, hipérboles, antes falava claramente como se vê em João 16:29:

Finalmente o Senhor está falando claramente, disseram seus discípulos, e não mais por ilustrações.

O Pr. Éber Rodrigues do ministério Ouvir e Crer diz algumas coisas interessantes sobre o falar de Deus. Segundo ele, Deus fala na convicção do nosso espírito e quando Deus fala há paz. Quando Deus fala, nós sabemos e não apenas achamos.

Segundo ele, “Paulo disse: Se a trombeta der som incerto, quem se preparará para o combate? Assim Deus sabe que você está numa guerra e te dará direções claras. A missão é clara, as ordens devem ser igualmente claras.

  Sonhos e visões

Ele se revela em sonhos e visões durante a noite, quando os homens estão dormindo profundamente em suas camas... (Jó 33:15)

Essa era uma forma muito comum pela qual Deus se revelava nos tempos do Antigo Testamento.

Jacó recebeu revelações de Deus dessa forma a caminho de Padã-Arã (Gênesis 28:10-18), Labão recebeu revelações dessa forma (Gênesis  31:29), José recebeu revelações de Deus dessa forma (Gênesis 37:5-9), Faraó recebeu revelações dessa forma (Gênesis 41:1-8), Balaão recebeu revelações dessa forma
(Números 22:9). E por fim no Novo Testamento, José, marido de Maria, recebeu revelações do anjo sobre o nascimento de Jesus, o Deus bendito sobre todos (Mateus 1:20). Sendo este método um sinal do derramamento do Espírito Santo (Joel 2:28,29)


 Palavra

A Pré-existencia de Cristo é dita quando se diz que ele era a Palavra, a Palavra estava com Deus e a Palavra era Deus (João 1:1). A revelação através da Palavra veio como a conhecemos hoje desde os dias de Josué (Josué 1:8) e vem sendo difundida no decorrer dos anos aumentando paulatinamente até chegar nos dias apostólicos e finalmente nos nossos dias (1 Timóteo 4:13). O Salmista  fala-nos dos benefícios advindos pela leitura da Palavra no Salmo 19:9-11

Os preceitos do SENHOR são bem claros e iluminam nossos olhos. A obediência ao SENHOR nos conserva puros; é a garantia da vida eterna. As ordenanças do SENHOR são verdadeiras e todas elas justas. Valem mais do que o ouro, mesmo o ouro mais fino . São mais doces que o mel, que as gotas do favo. Além de tudo isso, servem para nos corrigir quando estamos errados. Quem segue as instruções de Deus recebe recompensas.

Com propósitos definidos:

      Gerar mudança

Todas as vezes que houve uma palavra de Deus, houve mudança desde o princípio. 

A terra era um caos, todavia, mediante uma palavra, Deus transformou tudo. (Gênesis 1:1-3)

A renovação da mente que se dá pela Palavra e da qual o apóstolo Paulo fala em Romanos 12:2 é um contínuo ajustar da nossa conduta aos pensamentos de Deus. Em Filipenses 4:8, Paulo apresenta características de uma mente renovada. E em Jeremias 29:11, Deus mesmo nos estimula a ter uma mente renova quando nos diz:

Eu é que sei que pensamentos tenho para vocês, pensamentos bondosos e não destrutivos, para dar a vocês o fim que desejam ter

Gerar livramentos

Deus nos livra da servidão – Êxodo 6:6
Deus nos livra de nossos inimigos – 2 Samuel 22:18
Deus nos livra dos nossos temores – Salmo 34:4
Deus nos livra da angústia – Salmo 50:15

 Gerar preservação

Quando Elias está na caverna em Horebe (1 Reis 19), Deus pergunta o que o profeta faz lá. O profeta diz que estava lá por correr perigo de vida, Deus então diz: “Reservei para mim, 7.000 homens que não dobraram seus joelhos a Baal”. (Um pseudo-deus da chuva).

Sempre haverá um remanescente (restante) fiel, estimulado pela promessa do Senhor Jesus em Apocalipse 2:10... Fiel até a morte...

Sinais evidentes quando Deus fala:

        Entendimento

O apóstolo Luiz Hermínio ensina que “Tudo o que você não entende você não desfruta”.

 Toda palavra que você não entende o diabo rouba (Mateus 13:19), Deus nos chamou para sermos entendidos (Isaías 43:10), para que o diabo não tenha material com que trabalhar na nossa ignorância (Oséias 4:6)

Já no Novo Testamento, Jesus trabalhou durante aproximadamente 3 anos e meio com seus discípulos abrindo-lhes o entendimento das escrituras a Seu respeito como se vê em Mateus 13:51 e Lucas 24:44,45

Instrução

A bíblia está repleta de promessas onde Deus nos promete dar instruções.

Eu o Instruirei e o ensinarei – diz o Senhor - e mostrarei a você o caminho por onde deve andar. Eu mesmo lhe darei conselhos e o vigiarei. (Salmo 32:8)

Assim diz o Senhor, o seu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o seu Deus, aquele mestre que ensina o melhor para você, o guia que está sempre mostrando o caminho por onde você deve andar. (Isaías 48:17)

Resposta

E por que você se queixa de Deus dizendo que ele não responde às palavras dos homens? Além do mais, Deus se revela ao homem de um modo ou outro, mesmo que você não tenha percebido isso (Jó 33:13,14)

A resposta de Deus pode ser:

Sim e já – Atos 9:40,41
Sim, espere – Apocalipse 6:9-11
Não nunca – Tiago 4:3

O Senhor Jesus Cristo em João 14:13 prometeu atender todas as orações feitas ao Pai em seu nome, entendemos que toda oração há uma resposta, até o silêncio de Deus (que é muito doloroso) é uma resposta amorosa do Pai ao Crente.

Deus fala e o homem permanece vivo, não foi à toa que Faraó chamou José de Zafenate-Panéia que significa “Deus fala e ele permanece vivo”. Em Deuteronômio 5:24 está escrito que é possível ao homem ouvir Deus e permanecer vivo.

Deus fala e nós vivemos por aquilo que Deus diz...

Comentários