NUTRIDO COM AS VERDADES DA FÉ (2ª PARTE - A CURA DIVINA)


Se você transmitir essas instruções aos irmãos, será um bom ministro de Cristo Jesus, nutrido com as verdades da fé e da boa doutrina que tem seguido. - 1 Timóteo 4:6.

Um bom ministro de Cristo é alguém nutrido com as verdades da fé. Quais são verdades da fé nas quais devemos nos alimentar?

A cura divina

Seria correto e apropriado pensar hoje em termos de cura divina? Seria esse um assunto respaldado pela Palavra de Deus? Esse assunto é um tanto controverso no meio evangélico, por isso colocaremos o que a Palavra de Deus diz nesse assunto.

Todos sabemos que alguns dizem que os maiores pregadores da cura divina morreram doentes. Porém quando leio os Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), noto que em nenhum momento a narrativa nos diz que Jesus adoeceu, antes ele "curava os que precisavam de cura." (Lucas 9:11).


Sendo Jesus o nosso maior exemplo e modelo (João 13:15) ao qual convém imitar (1 Coríntios 11:1) e que em nenhum momento adoeceu, seria justo pensar que deveríamos adoecer? Seria a 'vontade de Deus' que adoecêssemos, Visto que Jesus, aquele que cumpriu toda a vontade de Deus, nunca adoeceu?


Será que Deus 'aprova ou quer' que nós adoeçamos? Pela Palavra é claro que Não!!!

-> Êxodo 15:26 ( Eu Sou o SENHOR que te sara)
-> Êxodo 23:25 ( E servireis ao SENHOR, vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de ti as enfermidades.)
-> Salmo 105:37 (Entre as suas tribos não houve um só enfermo.)
-> Isaías 53:5 (Pelas suas pisaduras fomos sarados)

No entanto, existiram personagens bíblicos, sim, isso mesmo, bíblicos que adoeceram... Como por exemplo estes:

- Jó (Jó 2:7)
- A sogra de Pedro (Mateus 8:14)
- Epafrodito (Filipenses 2:25-28)

Como conciliar ambas informações? Por um lado, existe um Deus que não planeja que ninguém esteja doente, mas por outro, há diversas pessoas doentes. Conciliamos ambas informações

I. Entendendo que a doença é conseqüência do pecado.

A crença judaica dominante na época em que o Novo Testamento foi escrito dizia que o pecado é a origem da doença. Essa crença tem sua origem nos escritos vétero-testamentários

- E morador nenhum dirá: Enfermo estou; porque o povo que habitar nela será absolvido da sua iniqüidade. (Isaías 33:24).

Perceba que quando Jesus cura um cego desde a nascença os apóstolos perguntaram: "Senhor QUEM PECOU pra que este NASCESSE CEGO? (João 9:2).

Adão também foi um ser-humano sadio em seu corpo (Eclesiastes 7:29), mas gradativamente a doença entrou no mundo junto com a morte (Romanos 5:12).

Muitas doenças são frutos de pecados específicos.O fumante está propenso a sofrer um câncer de esôfago, língua, pulmão e estas doenças estarão intimamente relacionadas ao pecado de não cuidar do próprio corpo e as doenças venéreas têm uma relação direta com a promiscuidade.

Existem muitas doenças de fundo psicológico que são causadas por ódio, rancor, ira, egoísmo, etc. Que são saradas pela ação de receber o perdão de Deus e liberar perdão para o ofensor. O nosso Senhor Jesus, na cruz, liberou perdão para seus executores, quando disse: "Pai perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem".

Algumas doenças podem ser causadas por ação direta de Satanás e seus demônios. Existe um episódio no evangelho de Lucas, onde o Senhor Jesus curou uma mulher que andava curvada havia dezoito anos. Ao curá-la, o Senhor disse: "Não convinha que se libertasse essa filha de Abraão, a qual Satanás aprisionava há 18 anos?".

Agora, um esclarecimento importante, Nem todas as doenças são diretamente causadas pelo pecado do indivíduo (ex: Jó), mas surgiram no mundo por causa da queda (desobediência, pecado) do homem.

II. Entendendo a provisão de Deus para o Pecado e para a doença

A provisão de Deus através da redenção é tão abrangente quanto às conseqüências da queda. Para ao pecado, Deus provê o perdão. Para a morte, a vida eterna e para a enfermidade, Deus provê a cura.

Jesus teve tríplice ministério: ensinar a Palavra de Deus, pregar o arrependimento e curar todo tipo de moléstia, doença e enfermidade entre o povo. E em João 14:12, o Senhor diz: "aquele que crê em mim, fará também as obras que faço (cura divina tá incluso) e outras maiores fará porque vou para o Pai".

Estão centradas na mesma pessoa: JESUS CRISTO DE NAZARÉ. Ele é a propiciação dos nossos pecados (1ª João 2:2) e cura para as doenças que acometem nosso corpo (1ª Pedro 2:24).

Existem 27 ocasiões em que Cristo efetuou curas individuais. E 10 outras onde houve cura de multidões.As curas operadas por Jesus estão em três categorias: curas físicas, expulsões de demônios e ressurreições.

 Na mesma cruz no calvário, O Senhor levou nossos pecados e sarou as nossas doenças, foi naquele momento que se cumpriu o Salmo 103:3 que diz:

- "É ele que perdoa todas as tuas iniqüidades e sara todas as tuas enfermidades;"

Seria então, que essas pessoas estavam em Pecado? Não!

- Jó foi curado por Deus;
- A sogra de Pedro foi curada por Jesus;
- Epafrodito foi curado por Deus;

Deus quer que sejamos sarados de toda e qualquer doença...

O nosso corpo é santuário do Espírito Santo de Deus (1 Coríntios 3:16) e foi comprado por preço de sangue (1 Coríntios 6:19,20) [sangue precioso como de Cordeiro Imaculado - 1 Pedro 1:18,19]. De fato, a redenção adquirida pelo Senhor Jesus inclui nosso corpo (Romanos 8:23).

Cristo Jesus nos resgatou da maldição da Lei (Deuteronômio 28:15 em diante) o que incluía as doenças (Gálatas 3:13).

 E esse curar, pode ocorrer por:

a. Imposição de mãos - Marcos 16:17,18
b. Confissão de pecados e unção com óleo - Tiago 5:14-16
c. Dons de cura, concedidos pelo Espírito - 1 Coríntios 12:9

Claro que há momentos em que os santos são levados para a Glória excelsa por intermédio da enfermidade como aconteceu com Eliseu (2º Reis 13:14,20).

A cura pode ocorrer por intermédio da medicina...

Se sua fé ainda é pequena para tal passo, consulte a medicina, sejamos moderados! Deus valoriza os médicos (Colossenses 4:14) e reconhece o uso apropriado de medicamentos (1 Timóteo 5:23).

Como também por intermédio da Palavra de Deus.

-> Salmo 107:20 "Enviou a sua Palavra e os sarou"

HÁ DUAS FORMAS DE DEUS CURAR

a) Cura Instantânea - a isto chama-se um milagre.
b) Cura Progressiva - a isto chama-se cura divina.

Existe algo chamado 'Teologia Cessacionista' que dizem que os milagres de cura cessaram no fim da época apostólica, mas a bíblia refuta tal afirmação:

-> Marcos 16:17,18 (Estes sinais seguirão os que creêm: Em meu nome expulsarão demônios, falarão novas línguas, e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão...)

Diante de tal colocação é válido dizer que a cura divina é para dias atuais!

E os que pensam de outro modo "Deus os esclarecerá" (Filipenses 3:15)

Forte abraço, Deus abençõe!




Comentários