NUTRIDOS COM AS VERDADES DA FÉ - (5ª PARTE - O RETORNO DE JESUS)

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
Hebreus 9:27
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
Hebreus 9:27
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
Hebreus 9:27
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
Hebreus 9:27
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.
Hebreus 9:28
Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação. (Hebreus 9:27,28).


A segunda vinda de Cristo ou o retorno de Cristo é uma das doutrinas de maior destaque no Novo Testamento, o Dr. Myer Pearlman em seu livro "Conhecendo as doutrinas da Bíblia" diz que "esse evento é mencionado cerca de 318 vezes no Novo Testamento e Paulo se refere a Ele cerca de 50 vezes. E alguém já disse que a segunda vinda é mencionada na bíblia oito vez mais que a primeira. Capítulos inteiros (Mateus 24) e livros inteiros (1 e 2 Tessalonicenses) são dedicados ao Assunto".


  • O retorno de Cristo é uma doutrina que já era bastante resistida ainda no tempo dos apóstolos. 

2 Pedro 3: 3,4 - Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.

E essa mesma resistência permanece em muitos ainda hoje em dia. Muitos dão desculpas para desmerecer a vinda do Senhor, Myer Pearlman lista algumas dessas 'desculpas':

- Alguns asseveram que a vinda do Senhor ocorreu em 70 D.C. na destruição de Jerusalém;
- Alguns asseveram que a vinda do Senhor ocorreu em  33 D.C na descida do Espírito Santo;
- Alguns asseveram que a vinda do Senhor ocorreu em 1914 D.C.

Porém em nenhum momento nessas datas mencionadas, houve o arrebatamento dos vivos e nem a ressurreição dos santos que são eventos que acompanharão o retorno de Cristo

  • O retorno de Cristo acontece em duas fases distintas
A fase pré-tribulacional 

(Apocalipse 3:10) - Porque guardaste a palavra da minha perseverança também te guardarei da tribulação que há de vir sobre o mundo todo.

No programa escatológico, está determinado vir sobre os judeus um tempo de "Grande Tribulação", como castigo por terem rejeitado o Messias. Esse tempo é descrito pelo Profeta Jeremias como "Angústia de Jacó". E Daniel diz que até a chegada do princípe (Messias) ao Fim dos tempos estão determinadas 70 semanas de anos, sendo que a septuagésima semana é conhecida como "Grande Tribulação" A igreja aparece no Hiato (intervalo entre a 69 e 70ª semana de anos) visto ser um mistério revelado somente com Jesus Cristo. Como a tribulação é destinada aos judeus, por terem rejeitado o Messias, a Igreja não tem participação nela, então Jesus vem buscar a Igreja antes desse período. A contagem de semanas de Daniel começou com a reconstrução de Jerusalém no tempo de Neemias.

A fase pré-tribulacional é prefigurada no episódio quando Pedro (representando toda a Igreja) vai ao encontro de Jesus no meio da tempestade.

Essa fase é descrita por Paulo como "encontrar com o Senhor nos ares", é uma fase invisível aos olhos de todos, uma fase na qual os pés do Senhor não tocam o chão.

A fase pré-milenial

Quando a grande tribulação houver terminado, O Senhor Jesus estabelecerá nessa terra seu governo para cumprir todas as promessas feitas ao povo Judeu por meio de Abraão e Davi. Quando os discípulos perguntaram: "É agora que restaurarás o Reino a Israel?" eles estavam esperando que naqueles dias O Senhor se assentaria no Trono de Davi para cumprir toda promessa de Deus a Israel, porém, isso acontecerá apenas quando o Senhor voltar no fim da grande tribulação e estabelecer seu governo conhecido como "Milênio". O milênio recebe esse nome por causa de Apocalipse 20:4,5 onde se diz que os mártires por testemunharem de Jesus reinarão com Ele Mil Anos... O Milênio é em Grego Quiliasmós.


A fase pré-milenial é prefigurada quando o Senhor Jesus e Pedro no meio da tempestade voltam juntos para o barco. O profeta Zacarias diz "Quando O SENHOR meu Deus vier com todos os seus santos", Judas, citando Enoque o sétimo depois de Adão diz "Eis que o SENHOR virá com todos os seus santos"... Todas essas passagens se referem a fase pré-milenial onde A Igreja desce do Céu com o Senhor para reinar com Ele.

Essa fase é descrita por João como "Todo olho o Verá", essa fase é visível a todo o mundo. Essa é a fase que o Senhor Jesus diz que todas as nações verão o Sinal do Filho do Homem vindo sobre as nuvens do Céu.

  • O retorno de Cristo é testemunhado
- Pelos profetas do Antigo Testamento - Zacarias 14
- Pelo Senhor Jesus - Mateus 24
- Pelos apóstolos - 1 Tessalonicenses 4:15-18
- Por Anjos - Atos 1:10,11

Cristo Jesus virá, mas como Ele disse: "Quando o Filho do Homem vier, encontrará fé na terra?" Prepare-se para o retorno do Senhor, vigiando para que seja digno de estar em pé diante do Filho do Homem, pois ele vem para dar a cada um a recompensa de cada uma de suas obras.

Comentários