O Espírito da Realidade!

πνεῦµα τῆς ἀληθείας

A presente construção gramatical grega tem sido traduzida como "O Espírito da Verdade" na maioria das versões bíblicas. Porém o DTNT, (O dicionário de Teologia do Novo Testamento) comentando a palavra ἀληθείας (verdade), traz que "Em João, o conceito de ἀληθείας é mais apropriado como realidade; a metade de uso que o NT faz de ἀληθείας encontra-se na Teologia Joanina, seja no Evangelho ou nas Epístolas".

Com isso, aprendemos que a melhor tradução de πνεῦµα τῆς ἀληθείας (Pneuma Aletheia) é "Espírito da Realidade". E João é o escritor proeminente nesse sentido.

A função do Espírito Santo é produzir nas nossas vidas, a realidade do Evangelho.
Se o evangelho diz que somos curados, a função do Espírito nesse sentido é fazer-nos curados e em relação a qualquer outra verdade do Evangelho, seja cura, prosperidade, ensino e etc.

Onde está a realidade do Novo Testamento?

Colossenses 2:17 - τῆς ἢ νουµηνίας ἢ σαββάτων ἅ ἐστιν σκιὰ τῶν µελλόντων τὸ δὲ σῶµα τοῦ χριστοῦ...

ARA - porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo

Chamo atenção para σῶµα τοῦ χριστοῦ (lit. Corpo de Cristo), o Dr. F. Wilbur Gingrich no seu léxico Grego-Português comentando o significado de σῶµα (soma - Corpo) no NT diz que a palavra em si significa "dentre outros significados soma é o corpo como a coisa em si, a realidade em Cl 2:17. Sendo uma leitura mais apropriada e correta de Colossenses 2:17 como "porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém Cristo é a realidade".

A função do Espírito, portanto é nos levar a experimentar Cristo; ser como Jesus foi, agir como Jesus agia... É ter a mesma prosperidade, unção, saúde, felicidade de Jesus na prática em tudo.. Sermos como Cristo é. É levar-nos a sair da Fantasia e irmos para o Evangelho que pode ser experimentado por qualquer pessoa que crer. É ter e ser um Evangelho vivo, real e experimental, um evangelho que funcione! Um evangelho funcional!

Comentários