História da Igreja: A Igreja Reformada

Esse quinto período que trata da Igreja Reformada começa com a queda de Constantinopla em 1453 dC e termina em 1648 dC com o final da guerra dos trinta anos. Esses cento e noventa e cinco anos abrangem vários acontecimentos tais como Influências que conduziram à reforma, a origem do termo protestante, a origem das denominações dentre outras coisas. Começando nosso estudo sobre a Igreja reformada falaremos então sobre
  1. AS INFLUÊNCIAS QUE CONDUZIRAM À REFORMA
Jesse L Hurlbut em seu livro "História da Igreja Cristã" diz que foram três essas influências:

  • A Renascença 
A Renascença foi o despertar da Europa para um novo interesse para literatura, pelas artes, pela ciência, um retorno à leitura dos Clássicos, das Línguas Originais da Bíblia de forma independente da Igreja. Nessa época, tudo aqui listado estava debaixo da Hegemonia da Igreja Católica. A Interpretação correta da Bíblia era aquela que a Igreja dizia ser a correta, a ciência correta era aquela que a Igreja dizia ser correta. Aqui existia forte cesaropapismo. A renascença veio romper com tudo isso, a liderança da renascença não centrava-se nos sacerdotes, mas nos leigos a renascença não era um movimento anti-religioso, mas tinha um forte caráter cético. Os próprios papas dessa época eram homens caracterizados mais pela cultura do que pela fé. A renascença acontece principalmente na Itália no séc. XV.

A renascença tocou cinco áreas principais:

▬ Economia

Nessa época, era virtuoso ser pobre, existia inclusive, ordens monásticas como a ordem dos franciscanos que os pregadores vivam das esmolas que recebiam. Porém, a essa altura surge a burguesia, acontece a descoberta de novos países, abrindo assim, caminho para a ruptura do governo de Roma sobre a Economia.

▬ Artes

Tudo o que era belo o era, porque era visto debaixo das lentes da Igreja Romana, porém a essa altura, Michelangelo, Leonardo Da Vinci quebraram a hegemonia da Igreja pintando Davi, Moisés, retratando a beleza do corpo como fora criado por Deus, sem o aval da Igreja.

▬ Ciência

A Igreja Romana advogava que o Sistema era Geocêntrico, ou seja, que tudo girava em torno da Terra; a terra era o centro de Tudo. Quem questionasse esse ponto de vista era perseguido como herege. No entanto Copérnico lança a teoria correta de que o Universo é na verdade Heliocêntrico, ou seja, o sistema é solar. Tudo gravitava em torno do Sol. Sendo amplamente perseguido pela Igreja Romana retratou-se. Porém, seu discípulo, Galileu Galilei sustenta essa posição, sofre também intensa perseguição e em meio a tanta agitação, João Calvino toma o partido de Galileu Galilei. Hoje, inclusive, sabemos que o Sol é uma das menores estrelas do amplo Universo.

▬ Política

Como já dissemos, a essa altura reinava soberano o cesaropapismo. Cesaropapismo é a interferência da Igreja nos negócios do Estado é a inter-dependência entre ambos. Os imperadores, reis eram sujeitos ao papa e suas bulas e decretos. Sendo que a Escritura mostra-nos dois polos distintos: A Igreja e o Estado e não a Igreja Estado e nem o Estado-Igreja. Por esse tempo Maquiavel escreve sua obra "O Príncipe" no qual ele defende justamente esse ponto de vista.

▬ Religião

Antes da Reforma o que importava não era o texto da Escritura mas as anotações de rodapé diz-nos Hernandes Dias Lopes em "Panorama da História Cristã". Vivemos dias semelhantes, vale mais as palavras dos apóstolos neopentecostais, dos profetas itinerantes, do que a Santa Escritura. Foi em virtude disso que os reformadores conclamaram "Sola Scriptura, Tota Scriptura". Isto é, Somente a Escritura e toda a Escritura deve ser a norma de vida regra dos cristãos e não os decretos e bulas papais." Isso deve ser resgatado hoje, não os decretos dos apóstolos neopentecostais, não as profecias dos profetas itinerantes, mas Somente a Escritura e Toda a Escritura. Oséias é mais que atual: "O meu povo perece por falta de Conhecimento", Mateus assevera: "Vocês erram por não conhecerem as Escrituras", João conclui: "E conhecerão a verdade e a verdade os libertará".

Havia um descontentamento geral devido a corrupção do clero, as ambições da alta hierarquia, as religiões supersticiosas e ignorante das massas e o relacionamento questionável com o Estado.


  •    A Invenção da Imprensa de Johannes Guttenberg


Essa descoberta deu-se em 1456 em Mongúcia no Reno e consistia em imprimir livros em tipos móveis, fazendo-os circular  facilmente aos milhares. Antes da invenção da imprensa os livros eram copiados à mão e uma Bíblia custava o salário de um ano de operário. É significativo o fato que o primeiro livro impresso por Johannes Guttenberg foi uma Bíblia, expressando assim o intenso desejo da época pela Palavra do Senhor. Essa descoberta possibilitou a rápida expansão da Escritura e dos escritos dos reformadores. Além disso, incentivou a tradução e divulgação da Sagrada Escritura.


  • O espírito nacionalista


Lembremo-nos de que o Papa era quem constituía e depunha os bispos, abades e dignatários da Igreja, entretanto, esse papa vivia num país distante e provavelmente desconhecia a realidade dos povos. Esse tipo de comportamento levou à ascensão do espírito nacionalistas, que mais tarde deu origem às Igrejas Independentes ou Nacionais.

2. AS ORIGENS TEOLÓGICAS DA REFORMA PROTESTANTE:

Tudo começou em razão da construção da Basílica de São Pedro em Roma. O papa reinante Leão X para concluir a Basílica, permitiu que um enviado seu chamado João Tetzel percorresse toda a Alemanha vendendo indulgências e bulas papais que diziam conceder perdão aos que as compravam; não só aos possuidores das bulas, mas aos amigos mortos ou vivos, desde que estas fossem compradas em nome daqueles. O perdão era imediato, sem necessidade de absolvição ou confissão ao sacerdote.

Tetzel fazia essa afirmação ao povo: "Tão depressa o vosso dinheiro caia no cofre, a alma de vossos amigos subirá do purgatório ao céu.".

Lutero então começa sua reforma pregando contra Tetzel e suas heresias e no dia 31 de outubro  de 1517 ele afixa na porta da Igreja de Wittenberg suas 95 teses em oposição ao ensino católico romano da época. Fato significativo é que Lutero o fez na véspera do feriado de todos os santos, pois como monge que era, sabia que todos as pessoas viriam a Igreja no dia de todos os santos e então leriam suas teses de objeção a Roma.

A partir de então, traça-se três princípios comuns a todos os protestantes: Sola Scriptura, Sola Fide et gratia e o sacerdócio de todos os Crentes.

Sola Scriptura - Somente a Escritura é o padrão de vida dos cristãos e não o Papa. Tal façanha é digna de nota, pois em 1521, Lutero foi convocado em uma Dieta (reunião da Corte Imperial) para retratar-se de suas posições teológicas sob pena de morte e ele disse: "A menos que vocês me convençam pelas Escrituras que eu estou errado, eu não posso me retratar, pois não é justo e nem correto um homem agir contra a sua consciência, que Deus me ajude, amém". O próprio Lutero já disse: "Minha consciência é cativa à Palavra de Deus".

Eis o que diz o artigo V da Confissão de Fé da Igreja Reformada da França adotada em 1559: " Não é lícito aos homens, nem mesmo aos anjos, fazer nas Santas Escrituras qualquer acréscimo, diminuição ou mudança.  Por conseguinte, nem a antiguidade, nem os costumes, nem a multidão, nem a sabedoria humana,nem pensamentos,  nem sentenças, nem editos, nem decretos, nem concílios, nem visões, nem milagres devem contrapor-se a estas santas escrituras; mas, ao contrário, é por elas que todas as coisas se devem examinar, regular e reformar".

Sola Fide et Gratia (Somente a Graça mediante a Fé) fazia frente direta à venda de indulgências que Tetzel pregava... Lutero baseado unicamente na Escritura descobriu que o Justo vive pela Fé e que a justificação forense que daí decorre é obra exclusiva da obra redentora de Cristo na Cruz. Isso significa que não é por obras, mas pela fé, fé que não é nossa é dom Deus (Efésios 2:8,9). Não são indulgências é o precioso sangue do Cordeiro de Deus que compra e traz nossa salvação.

Sacerdócio de todos os crentes - Já dissemos que havia uma insatisfação com a corrupção do Clero. O Clero é conhecido na Escritura como Nicolaítas (Nicolaíta = Aqueles que dominam o povo). E o povo na ânsia do seu espírito nacionalista queria leis iguais aos sacerdotes e leigos e a reforma trouxe o princípio bíblico que a Igreja é nação santa, reino sacerdotal de Deus (1 Pedro 2:9) de que Jesus fez-nos sacerdotes para o seu Pai (Apocalipse 1:6), que toda a Igreja é sacerdotal (Êxodo 19:6).

3. A ORIGEM DO NOME 'PROTESTANTE'

Com a reforma de Lutero, toda Alemanha estava dividida entre adeptos de Lutero e adeptos de Roma, essa divisão deu-se entre Sul (Adeptos de Roma) e Norte (Adeptos de Lutero) da Alemanha.  Em 1529, com o objetivo de dirimir disputas, reuniu-se uma Dieta de maioria católica que condenou os ensinos luteranos e estabeleceu que o luteranismo era proibido onde predominava o catolicismo, entretanto, determinaram que onde predominava o luteranismo, o catolicismo poderiam exercer livremente sua religião. Os príncipes 'luteranos' protestaram contra essa lei injusta e daí por diante ficaram conhecidos como Protestantes.

4. A ORIGEM DAS DENOMINAÇÕES: OS LÍDERES DO MOVIMENTO REFORMADO E ALGUMAS DIVERGÊNCIAS

Nesta nossa lista, incluiremos os reformadores de várias gerações desde a primeira com Lutero e Zuinglio dentre outros...

Os princípios da Reforma alastraram pelo mundo todo, na Suíça com Zuínglio surgiu um movimento com os mesmos ideais de Lutero, porém independente deste. Na França Jacques Lefevre foi o responsável pela supervisão da Igreja Reformada. Nos países baixos a reforma estava sob a supervisão de Guilherme Taciturno. Na Inglaterra a reforma estava na supervisão de Cranmer, Tyndale foi na Inglaterra que surgiu a Igreja Anglicana. Na Escócia sob a supervisão de Jonh Knox, o pai do presbiterianismo. Outros líderes proeminentes da Linha Reformada são Martin Bucer e Henrique Bullinger. Em Genebra ' a mais perfeita escola de Cristo desde os apóstolos' a reforma estava sob a supervisão e direção de Calvino.

Depois da reforma houveram distintas interpretações uma vez que cada cristão é livre para estudar a Escritura. E dessa liberdade resultaram os reformadores magisteriais (luteranos, reformados anglicanos), que no começo estiveram estáveis, porém, nos anos seguintes viram surgir ramificações devido essa liberdade de pensamento oriunda dos reformadores, o luteranismo viu surgiu o pietismo, os anglicanos viram surgir os batistas, metodistas e puritanos,  os reformados viram surgir os calvinistas e arminianos, zuinglianos. Depois dos puritanos, surgiram os pentecostais, os neopentecostais. Na Igreja Católica acontece o mesmo: Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Católica Carismática, Ecumenismo etc... Na Igreja Reformada surgiram ainda os anabatistas... O que contribuiu para que hoje houvesse tantas denominações protestantes, cabe ressaltar que o pensamentos dos reformadores nunca foi de dividir o corpo, sequer sair da Igreja Católica, o pensamento deles era que a Igreja Católica continuasse sendo una e voltasse aos padrões Neo-Testamentários, não sendo possível, eclodiu a reforma protestante.

A Teologia Reformada é uma cosmovisão completa e não se limita apenas ao acróstico tulip, que se refere a doutrina da salvação na ótica reformada: Total depravação, Eleição Incondicional, Expiação Limitada, Graça Irresistível, Perseverança dos Santos. É todo uma visão de mundo..

5. CONTRIBUIÇÕES DAS RAMIFICAÇÕES DA REFORMA:

1. Pietismo; A reforma deixou de ser apenas intelectual e passou a cuidar também das emoções, os reformadores preocuparam-se muito com o intelecto e esqueceram as emoções. Seu lado negativo é que priorizou as emoções tendendo ao misticismo tão presente na igreja atual.

2. Anabatista:  Ensinaram que a fé é individual e a responsabilidade de cada um. Portanto, uma criança sendo batizada pela fé dos pais não lhe garante a salvação. Seu legado negativo é que enfatizou bastante o sinergismo.

3. Pentecostais: Deram uma revitalizada na doutrina do Espírito Santo; o que fez com que a Teologia reformada tratasse desse assunto mais diretamente, pois quando se falava do Espírito Santo estava dentro da Cristologia Reformada. Legado negativo é que abriu caminho para o misticismo neo-pentecostais e pouco preparo teológico, ao enfatizar os dons miraculosos do Espírito, no entanto, hoje essa situação tem-se transformado, pela bondade de Deus e eles tem tido, piedade e ortodoxia, unção e conhecimento.

4. Os Puritanos: A Ênfase dos puritanos era de uma igreja como nome sugere 'pura', nos moldes do Novo Testamento. Queira Deus que nossa geração seja mais puritana!

CONCLUSÃO:

Nós devemos ter como lema: Igreja Reformada, sempre se reformando de Gisbertius Voetius, o que implica que precisamos sempre nos recordar dos pilares da reforma: Somente Cristo (Solo Christus), Somente a Fé (Sola Fide), Somente a Graça (Sola Gratia), Somente a Escritura (Sola Scriptura) e Somente a Deus a Glória (Soli Deo Gloria). Estejamos atentos ao Padrão da Reforma que foi nada mais do que o retorno à pregação bíblica, apostólica e pôs o púlpito de volta a centralidade da Igreja. Sejamos cristãos reformados que estão sempre se reformando, ou seja, lembrando-se e valendo-se dos princípios da Reforma.

Comentários

Postar um comentário

Quando os comentários serão excluídos:

1. Quando ofender a qualquer pessoa envolvida.
2. Quando houver desrespeito com as convicções alheia
3. Quando houver uso de palavras chulas
4. Quando fugir do tópico supracitado
5. Reservamo-nos ainda ao direito de acrescentar ou retirar cláusulas quando julgar conveniente.

Os administradores.