Onde está o problema da depressão e suicídio?

Onde está o problema da depressão e suicídio?

Esta é uma pergunta que a tempos vem sendo questionada por muitos. Se alguém chegou a ter uma resposta para isso, não tenho conhecimento. 

Não há um problema/causa fixo. Somente um motivo que causa a depressão e consequentemente leva ao suicídio, não há.  O psiquiátrica Persio Ribeiro Gomes de Deus, afirma que “nem todas as pessoas que apresentam um transtorno depressivo têm o risco de cometer suicídio”. Concordo plenamente com ele. Graças a Deus que algumas pessoas deixam o medo de pedir ajuda e permite receber ajuda.  Ou algumas pessoas próximas de um depressivo têm compaixão e fazem o possível para que ele saia desse quadro. 

Infelizmente, também há nesse mundo pessoas insensíveis e sem amor ao próximo. Estes a chamam de “frescura”, “chamar atenção”, “drama”, etc. Pessoas assim nunca sentiram essa dor para julgar a situação de alguém com depressão. E tais julgamentos cooperam para o aumento do quadro de depressão do indivíduo. A pessoa depressiva cada vez que ouvir essas coisas, irá se sentir pior, até como lixo de ser humano. Além disso, ela vai acreditar que é mesmo algo da cabeça dela, uma frescura, drama, vitimismo e por aí vai. Irá tentar com suas próprias forças sair desse transtorno de depressão. 
O primeiro dia, tudo Ok. A partir do segundo o qual se ela não obtiver sucesso, todo o quadro voltará. Com isso a pessoa terá raiva de si própria, é aí que começa a se culpar. De tanto se culpar, ela vai querer se autopunir. Ela sente que tudo é culpa dela, e sentirá remorso de si e começará a se punir. Onde entra a automutilação até chegar ao suicídio. 

Este é apenas um dos casos de depressão que leva ao suicídio. Há, claro, casos que não chegam à esse ponto. Muitos conseguem se recuperar. Chegam a desejar a morte, mas desistem de cometer um ato desses, sem volta. Há inúmeros motivos/causas da depressão. A bíblia mostra, mesmo sem citar a palavra em si, sintomas da doença, em pessoas que são citados na mesma. Como por exemplo: Caim, Jó, Moisés, Asafe, Davi, Salomão, etc.

Caim, como sabemos, foi o primeiro assassino, matando seu irmão Abel. No livro “Depressão e Graça” de Wilson Porte JR. mostra a causa da depressão de Caim, (pág. 56) causada pelo descaso e rebelião com Deus. Isso o fez matar seu irmão, pelo fato de Abel ter agradado à Deus com seu sacrifício e ele, não. Encheu-se de ódio pelo irmão. Se irritou, sentiu inveja, etc. Com isso veio o sofrimento, e talvez uma depressão (pág. 57). Em Gn 4:6, diz que Caim “descaiu seu semblante”, como alguém que expressa tristeza em seu rosto. No entanto, a causa da “talvez Depressão” de Caim foi a ira, a inveja, o descaso e rebeldia com Deus, a desobediência levando-o a matar seu irmão. 

Outros casos de depressão é quando alguém perde algo/alguém precioso. Como na vida de Jó. Ou quando há oposição e fracasso, que vem a derrubar as pessoas. Assim como na vida de Moisés. O não compreender quando alguém, que pratica iniqüidade, maldade e vive em pecado, satisfazendo os desejos da carne, ter prosperidade em sua vida, e você que é justo e serve à Deus, tem tantas dificuldades. Como afirma Porte em seu livro, (Depressão e Graça que já foi citado acima) na vida de Asafe. Outra causa é, quando cometemos pecado, ou erramos muito e nos sentimos profundamente culpados e acusados pelo Diabo e somos derrubados, como na vida do Rei Davi (sim, acredito que o Diabo tem parte nessa doença). E assim por diante, tantos outros personagens bíblicos que tiveram sintomas da depressão. 

São muitos casos e causas dessa doença, embora muitos não reconhecem a depressão como tal, como já foi falado anteriormente, chamam de “drama e frescura”. Muitos questionam, como ser a vida de alguém com depressão. Wilson Porte explica a possível resposta: 

“Para quem vive em depressão, descrevê-la é uma tarefa impossível; senti-la, algo insuportável. Seria como alguém se afogando tentar explicar a sensação de se afogar – é claro que essa pessoa apenas será capaz de explicar o que sentiu se for retirada com vida lá do fundo do rio. É assim que conseguimos saber o que alguém que passou por depressão sente: quando sai da crise e descreve o desespero experimentado”.
Enquanto uma pessoa depressiva estiver em crise, não tente pergunta-la como se sente, pois ela não saberá responder.


Contudo, a depressão tem cura?


Acredito que sim. Em cada caso é um caso, como dizem por aí. Para cada pessoa há uma maneira de cura, como cada doença física tem seu próprio tratamento. Em todos os casos citados nas Sagradas Escrituras, houve sim uma solução para depressão (dos que eu li). Muitos dizem ser falta de Deus. E quando afirmam ser em todos os casos, estão equivocados. Alguns casos sim, esta é a causa, no entanto, outros não.

“No meio cristão, o que encontramos são pessoas que imediatamente julgam o depressivo como alguém que sofre porque pecou” (pág. 31). Sendo assim, em consequência desse pecado a pessoa se afastou de Deus, e imagina/acredita que Ele também o abandonou.

Em todos os casos de depressão dos personagens bíblicos, podemos ver a Graça de Deus Pai, atuar sobre cada um. Como Jó, por exemplo, vemos que a certeza de que Deus está no controle e que Ele é bom, ajudou-o a sobreviver em meio a tanta tristeza e dor. A Graça de Deus vem sobre nós como perdão dos nossos pecados, socorro na hora da angústia, dor e tristeza, como refrigério (consolação) na alma, uma mão amiga estendida, etc. A Graça de Deus Pai, não tem fim, ela é infinita. E acredito que é a maior força para tirar alguém da depressão. Existem inúmeros caminhos a serem tomados para vencer essa doença. Mas isso é um processo, às vezes de longa duração, outras vezes nem tanto. Mas, sempre é um processo, que a pessoa depressiva que quer sair dessa situação tem que passar. 

“Pela graça sois salvos" (Ef 2:8) Sois salvos do pecado, da acusação, da depressão e do suicídio. E por fim, sois salvos para vida eterna com Deus, nosso Pai, e Jesus, nosso Salvador.


Deus é infinito em misericórdia e pode ajudar à todos a vencer essa doença que é o mal do século, e tem causado cerca de 11 mil casos de suicídios por ano, segundo Ministério da Saúde. Vamos nos conscientizar, a depressão é um caso sério. 

Deus vos abençoe!

Comentários