Tema: Saul também está entre os profetas?
Texto: I Sm 10:12
Introdução: O que significa essa declaração? O que ela nos ensina hoje? Essa declaração ensina e significa que:
- Somos importantes para Deus
Saul foi eleito o primeiro rei de Israel, Contudo antes de ser eleito rei, Saul era um ninguém, sua família era a menor, seu bairro era também o menor de todo o Israel (I Sm 9:21); humanamente falando, ele não tinha condição nenhuma de reinar. E na época de Saul, havia um grupo de profetas muito respeitados, por serem o porta-voz de Deus na terra, se você estivesse no meio deles, você era muito importante. E foi isso o que Deus fez com Saul. De João ninguém, o transformou em alguém muito importante. Aquele que era conhecido por fazer nada, por não ter sentido nenhum na vida, agora, fazia parte do mais respeitado grupo de pessoas Israelenses.
- O Espírito de Deus transforma todos
Esse capítulo da bíblia em especial conta-nos o momento da unção real que Saul recebeu. E ao ser declarado rei, Deus apontou alguns sinais que comprovariam a Saul seu reinado, dentre esses estava a transformação;
Veja o que diz I Sm 10:5, 6, 9:
“Ao chegar ao monte de Deus onde o pelotão dos filisteus está, e lá, ao entrar na cidade, um grupo de profetas o encontrarão e eles estarão profetizando e o Espírito do SENHOR, se apossará de você e você será feito um novo homem e começará a profetizar no meio deles; Quando Saul despedia-se de Samuel, Deus mudou o seu coração e tudo aquilo que ele falou se cumpriu naquele dia”
Saul que era um ninguém, teve seu coração transformado pelo próprio Deus.
A prova cabal disto é que ele começou a profetizar na cidade;
Veja I Sm 10:10:
“Ao chegar à cidade, Saul e seu companheiro foram recebidos por um grupo de profetas, e o Espírito de Deus se apossou dele, e Saul profetizou no meio deles”
- Ao verem a transformação que Deus fez na sua vida muitos ficarão espantados
Lembre-se que a família e o bairro onde Saul morava eram os mais desprezados (I Sm 9:21), agora, imagine a surpresa para os conhecidos de Saul ao o verem no meio do mais respeitado grupo de pessoas da época:
“OS PROFETAS”.
É isso o que Deus faz com pessoas que o mundo considera desprezíveis.
Deus chama aqueles que não são nada, para reduzir a nada, aquelas que acham que são (I Co 1:26-28).
Foi isso o que o Senhor Jesus fez com o perseguidor Saulo, transformando-o no apóstolo Paulo (At. 9). Como também, no pescador Simão, transformando-o no apóstolo Pedro (Jo 21 – At. 2)
A expressão "Está Saul entre os profetas" ocorre três vezes na bíblia:
1) I Sm 10:11
2) I Sm 10:12
3) I Sm 19:24
A expressão "Está Saul entre os profetas" ocorre três vezes na bíblia:
1) I Sm 10:11
2) I Sm 10:12
3) I Sm 19:24
Conclusão: Você tem um valor imenso, pois, se o preço da mercadoria determina sua importância, imagine, o quanto você vale para Deus, pois, Deus deu seu único filho que tinha por você e se propôs ainda a não negar nada que você pedisse aliançado com o Seu Filho Jesus (Rm 8:32), você é mesmo muito valioso (a) para Deus Pai;
Lembre-se do que o SENHOR disse:
“Uma mãe pode esquecer do seu bebezinho? Ainda que ela se esquecesse dele, eu não me esquecerei de você” – Is 49:15
“O SENHOR jurou por si mesmo dizendo: Eu não me esquecerei do seu esforço” – Am 8:7
“Depois, aqueles que temiam o SENHOR conversaram uns com os outros, e o SENHOR os ouviu com atenção. Foi escrito um livro como memorial na sua presença acerca dos que temiam o SENHOR e honravam o seu nome”.
Ml 3:16
Deus não se esquece do seu esforço, Deus não se esquece de você, e existe no céu, um livro que é para lembrar Deus que você o teme!
Irmão (a), persevere no SENHOR, pois como Provérbios 23:17, 18 diz:
“Não sinta inveja dos pecadores no seu coração, antes, persevere no temor do SENHOR todos os dias, pois o final dos seus dias será feliz e a sua esperança não será frustrada”.
Comentários
Postar um comentário
Quando os comentários serão excluídos:
1. Quando ofender a qualquer pessoa envolvida.
2. Quando houver desrespeito com as convicções alheia
3. Quando houver uso de palavras chulas
4. Quando fugir do tópico supracitado
5. Reservamo-nos ainda ao direito de acrescentar ou retirar cláusulas quando julgar conveniente.
Os administradores.