Segundo o coração de Deus
Segundo o coração de Deus
Davi: Quem foi Davi?
Matador de gigantes, o rei de Judá, Israel, trouxe a arca da aliança pra Jerusalém. Mas, o mais importante, foi o homem segundo o coração de Deus.
Todo grande homem passa por lutas e dificuldades, mas no final obtém grandes conquistas. Porém, quando é um homem de Deus, ele tem mais que isso, aprende grandes lições.
Com Davi não foi diferente, houve um momento de queda na vida dele – 2 Sm 11: 2-5; 14-17 – quando isso aconteceu Davi estava longe da presença de Deus, e quando estamos longe, a tendência e realizar os desejos da carne. Mas Deus escolheu a Davi desde pequeno e por isso o Senhor enviou um profeta para abrir seus olhos, o profeta Natã – 2Sm 12 – e Davi se arrependeu.
Porque então Davi era o homem segundo o coração de Deus? ( 1Sm 13:14 / At 13:22)
1º- DAVI FOI ESCOLHIDO
Desde pequeno Deus escolheu Davi. O Senhor mandou o profeta Samuel ungir Davi dentre todos os outros irmãos, e Davi era o menor e mais magro – 1 Sm 16. Deus tinha um plano, um propósito para ele.
2º - DAVI ACEITOU SER ESCOLHIDO
Deus faz a obra, mas depende de cada um aceitar e permitir a vontade do Senhor pra sua vida. Davi aceitou seu chamado. Ele acreditou na palavra e na unção que Deus derramou sobre ele através de Samuel.
3º- DAVI DERROTOU O GIGANTE
Apesar de todos não acreditarem e nem terem fé nele, Davi se apoderou da palavra do Senhor, ele sabia que venceria porque Deus estava com ele.
Porém, depois de tudo isso, houve o pecado. Mas mesmo assim ele continuou sendo o homem segundo o coração de Deus porque ele teve atitudes que somente um homem de Deus teria.
4°- DAVI SE ARREPENDEU
No momento em que um profeta de Deus repreendeu a Davi, ele reconheceu seu erro e se arrependeu, pois é somente por meio do arrependimento que podemos nos reaproximar de Deus.
5°- DAVI ASSUMIU AS CONSEQUÊNCIAS DO SEU PECADO
Depois do adultério e do assassinato, Davi tomou Bate-Seba por mulher, ou seja, ela não a abandonou, ele a assumiu. Além disso, ela estava grávida, e eles tiveram o filho, porém , a criança morreu – 2Sm 12:16,17,20. Enquanto a criança estava viva, Davi orou, jejuou e intercedeu por ela, mas quando a criança morreu ele se levantou e foi adorar a Deus. Por que? Porque ele aceitou a consequência do seu pecado, e a consequência era justamente a morte do filho, pois Deus já havia avisado a Davi através de Natã. Então Davi aceitou o preço do seu pecado.
Davi era um homem de Deus porque depois do arrependimento e de assumir seu erro, ele nunca mais voltou a cometer o mesmo erro. Pois os homens que tem a presença de Deus aprendem a lição e abandonam todo comportamento errado.
Com tudo isso, Deus quer nos falar que o manto de unção e presença de Deus que estava sobre a vida de Davi, também podem estar sobre nós. Não precisamos pecar para aprender, pois nós também fomos escolhidos. Assim como Davi, Deus nos escolheu, e cabe a nós aceitarmos ser escolhidos e derrotarmos o gigante na nossa vida – o mundo. Deus quer nos mostrar que podemos ser homens segundo o Seu coração, só depende de nós.
Há uma promessa para aquele que é segundo o coração de Deus. Sl 89:20-29 ; 34. Nós podemos sim ser como Davi, nós podemos ser segundo o coração de Deus e termos as bençãos derramadas sem medida nas nossas vidas.
Essa palavra é de autoria de uma grande mulher de Deus, ungida, cheia do Espírito Santo e muito sábia... A Deus toda glória, honra, louvor, sabedoria, ações de graça pela sua vida:Luana Gonçalves Barbosa!!
ResponderExcluirParabéns, Luana, conte sempre comigo! Estamos juntos até o céu!