A Necessidade da Vigilância Espiritual - Mateus 25:1-13
Entendendo o Contexto
histórico do Texto em questão – Mateus 25:1-4:
Na cultura da época, um casal ao noivar fazia promessas um
ao outro na casa do pai da noiva, logo em seguida, o casal seguia junto com uma
multidão para a casa do pai do noivo onde haveria uma festa que durava
aproximadamente uma semana. No Oriente devido ao calor celebra-se as bodas
apenas à noite. As “dez virgens” ou “dez damas de honra” tinham o dever de
receber o noivo que se aproxima da casa da noiva e conduzi-lo até a casa da
noiva como era uma cerimônia realizada a noite era preciso que tais moças
tivessem ‘lamparinas’ acesas durante o percurso, pois na Palestina só é
possível caminhar à noite provido de lamparinas acesas. Depois que o casal se
encontra, todos juntos, inclusive as ‘damas de honra’, as ‘moças’ iam para a
casa do pai do noivo para a celebração da festa.
Os rabinos reconhecem a importância da festa nupcial impondo que qualquer pessoa poderia abandonar a Leitura da Lei para festejar.
Os rabinos reconhecem a importância da festa nupcial impondo que qualquer pessoa poderia abandonar a Leitura da Lei para festejar.
a. A aplicação do número dez:
Dez é o número da intereiza; são dez os mandamentos,
contamos dez dedos nas duas mãos e nos dois pés juntos, eram necessárias dez
pessoas para iniciar a sinagoga, o dízimo (a décima parte) pertence a Deus, são
dez as cordas da harpa, portanto, Jesus está se referindo a algo total, a algo
pleno. Todos devem estar preparados e cheios do Espírito Santo de Deus.
b. A
aplicação do óleo:
A maioria dos exegetas concorda que o óleo fala do Espírito
Santo, portanto, o que caracteriza uma pessoa prudente é “começar, continuar e
terminar no Espírito” (Zc. 4). Outros exegetas concordam que óleo fala da
Palavra de Deus (Sl. 119:105).
A Lâmpada é o nosso espírito recriado (Pv. 20:27), nossas
obras (Mt 5:16)
c. A
aplicação das Virgens:
“Virgem” tem sentido literal no NT em passagens como: Mt
1:23; Lc 1:27; At 21:9; 1 Co 7:25,28,34,36-38 e figurado em passagens como: 2
Co 11:2
A palavra virgem no sentido figurado é dirigido a Noiva de
Cristo (2 Co 11:2)
Interpretação e
Aplicação da Parábola:
A Parábola tem algumas advertências para a Igreja e para
Israel:
1. A preparação deve ser algo individual –
Mateus 25:5-9
O julgamento será individual (Rm. 14:11-12; 2 Co. 5:10), a
manifestação da intenção do coração será individual (1 Co. 4:5), a recompensa
será individual (Jr.17:10). Ninguém pode orar por você, jejuar por você etc.
2. Há certas coisas que não podemos deixar
para obter no último momento – Mateus 25:5-9
Um estudante não pode se preparar para exames na última
hora; o homem desempregado não pode se preparar para a entrevista na última
hora. O homem não pode se preparar para a vida eterna na última hora.
3. Devemos nos preparar para qualquer
enventualidade – Mateus 25:5-9
Era comum no Oriente que o Noivo se atrase, porque o atraso
indica que ele está negociando um presente de qualidade tanto para a Noiva
quanto para seus parentes. Se ele trouxesse um presente de pequena qualidade
isso indicaria que ele não valoriza a noiva e nem seus familiares. O fato era
que o atraso era esperado e as virgens negligenciaram esse atraso não trazendo
óleo em suas vasilhas. O Grande teste para o Crente é o tempo. As virgens
adormeceram depois de longo tempo de espera. A bíblia nos conclama a ser longânimes.
Prudente é aquele que edifica sua casa na Rocha, no Senhor Jesus (Mt 7:24-27)
Como nos preparamos diante
de qualquer eventualidade?
1. Pela Palavra de Deus – Seu estudo, sua
meditação, sua audição
·
Palavra de Deus é geradora de vida (João 6:63)
·
Palavra de Deus é geradora de fé (Romanos 10:17)
·
Palavra de Deus é armadura de Deus (Efésios
6:17)
·
Palavra de Deus é geradora de vitória
(Apocalipse 12:11)
2. Pelo Espírito Santo – Seu batismo,
Enchimento e Complitude
(Efésios 5:18-21)
(Efésios 5:18-21)
·
Meditando na Palavra – Salmos
·
Cantando – Hinos
·
Gratidão a Deus
·
Sujeição a
Deus e ao próximo
3. Por conhecer o Senhor – Intimamente e
Individualmente
O idioma grego do NT apresenta duas palavras para “Conhecer”,
uma se refere a um conhecimento objetivo, mental, da alma (Ginosko) e uma se
refere a um conhecimento subjetivo, espiritual, mais intenso (oido). Oido é ter
Revelação. Esse é o anseio de Paulo (Fp. 3:10), a promessa de Deus é que todos
o Conhecerão (Hb. 8:11). Conhecer é ter relacionamento pessoal e prático.
Conclusão: Amós
4:12b – preparemo-nos para encontrar com Deus conhecendo-O através da Palavra e
do Espírito Santo com uma vida de oração e jejum em total dependência do
Espírito Santo.
Mto bom verdadeiro e preparemo-nos como noiva de Cristo...Deus te abençoe...
ResponderExcluirMuito bom esse comentário!!
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