POR QUE ME TORNEI REFORMADO?
Por que me tornei Reformado
Os cinco primeiros séculos da Igreja
foram muito conturbados e produtivos, conturbados, porque surgiram muitas heresias;
produtivos, porque nesse tempo, Deus levantou grandes apologistas. Nesse ínterim,
em meados do ano 400, houve uma disputa sobre a Salvação: sua origem,
recebimento, preservação e conclusão.
A disputa girava em torno de dois
protagonistas: Pelágio, um herético monge inglês nascido na Grã-Bretanha em 350
dC, que dizia que o Pecado de Adão e Eva afetava unicamente os dois e que
devido a isso o homem tinha condições de sozinho aceitar ou rejeitar a Graça de
Deus. A Salvação seria resultado da escolha do Livre-Arbítrio Humano. A visão
de Pelágio era Sinergista, o homem dá o primeiro passo e Deus coopera com ele.
O segundo protagonista era
Aurélio Agostinho, nascido em 354 na cidade de Tagaste no Norte da África,
filho de mãe cristã e pai pagão veio a tornar-se bispo na cidade de Hipona.
Principal defensor da ortodoxia, ele declarava que a salvação é obra exclusiva
de Deus, visto que o pecado de Adão foi creditado a toda a raça humana
indistintamente. A alma humana fica passiva no recebimento da Salvação, pois é
operada unicamente por Deus. “A salvação é (obra) do SENHOR” [Jonas 2:9]. A posição
de Agostinho era Monergista, isto é, a salvação é obra exclusiva de Deus, sem
nenhuma participação humana.
A doutrina pelagiana foi
condenada no Concílio de Cartago em 416 e a posição de Agostinho passou a ser
posição oficial da Igreja desde então. A posição agostiniana tornou-se a
posição oficial da Igreja Reformada do séc. XVI.
Contudo, o pelagianismo
sobreviveu dentro da Igreja Romana e em meados de 1600, Jacobus Arminius,
teólogo reformado holandês, professor de teologia, num semi-pelagianismo declarado, questiona
novamente em sala de aula a doutrina
agostiniana da Salvação monergística. Com sua morte, cerca de quarenta de seus
discípulos, reunindo material que receberam em sala de aula, redigiram uma
declaração que ficou conhecida como Representação (Remonstrância); nesse
documento, os Remonstrantes como eram conhecidos pediram uma revisão na
Soteriologia da Igreja Reformada da Holanda. A Igreja Holandesa respondeu
convocando um concilio que durou seis meses entre 1618-1619, conhecido como
Sínodo de Dort, no qual a Igreja Holandesa rechaçou o pedido dos Remonstrantes
e consolidou a Doutrina Calvinista-Agostiniana da Salvação Monergista.
À medida que o tempo ia passando,
os Remonstrantes tornaram-se conhecidos como Arminianos; Jonh Wesley foi
influenciado por esse sistema de pensamento, hoje amplamente difundido, boa
parte devido a Jonh Wesley, grande homem de Deus, fundador do Metodismo. O
sistema de Agostinho, adotado pelos reformadores, ficou conhecido como
Calvinismo, devido a João Calvino, um reformador Francês, ardente defensor da
salvação Monergista.
Os
Remonstrantes ou Arminianos não questionaram todos os dogmas aceitos pela
Igreja Reformada da Holanda, eles questionaram apenas cinco deles, que são:
Queda Humana, Eleição Divina, Expiação, Graça, e Perseverança na salvação.
Havia três formas de responder a essas perguntas:
Ø Pelagianismo à
O homem aceita Cristo porque escolheu
fazer isso, tudo depende do seu livre arbítrio (negação do pecado
original)
Ø Arminianismo à
Reconhece a total depravação do homem, mas alega que Deus dá uma graça
preveniente a todos que lhes restaura o livre arbítrio e a capacidade de se decidir
favoravelmente a Deus
Ø Calvinismo (posição Holandesa) à Tudo depende
exclusivamente de Deus, o homem fica passivo, contudo não tem sua vontade
violada. A Soberania de Deus e a Responsabilidade humana caminham lado a lado.
A resposta da Igreja Holandesa é o que se
convencionou chamar de cinco pontos do Calvinismo, ou então
TULIP, que é a
síntese da doutrina que a Igreja manteve. O que cada sistema prescreve, é como
se segue:
O Acróstico TULIP (Iniciais em
Inglês) fala-nos de:
Total depravação (T) – O homem está espiritualmente morto nos seus
delitos e pecados, totalmente incapaz de fazer o bem, cego para as coisas de
Deus, é filho da Ira, é Inimigo de Deus é escravo do pecado é refém do diabo.
Por natureza, tudo o que faz é contrário a Lei de Deus, não tem nenhuma
inclinação salvífica para ir a Deus.
Eleição Incondicional (U) – Deus desde a eternidade, livre e soberanamente
escolheu dentre toda a raça caída, alguns pecadores que lhe aprouve salvar sem
consentimento algum por suas obras ou escolhas futuras. E de forma
incondicional fez deles ‘seus vasos de misericórdia’.
Expiação Limitada (L) – Cristo morreu por todos aqueles que Deus decidiu
salvar na mais remota eternidade, estes que são os Eleitos, compõem seu povo,
sua Igreja. De fato, há redenção possível para todos os homens, mas só a
redenção eficaz para os quais Deus Pai elegeu e Cristo Jesus redimiu na Cruz.
Graça Irresistível (I) – Aqueles que o Pai elegeu na eternidade, que
Cristo redimiu na cruz, serão no tempo oportuno atraídos pelo Espírito Santo
que lhes aplica eficazmente a obra expiatória de Cristo. Eles podem
inicialmente apresentar resistência, mas a operação do Espírito supera toda resistência
e no fim, os eleitos serão convencidos pelo Espírito pela pregação do Evangelho
e sem terem sua vontade violada virão de modo irresistível a Cristo Jesus.
Perseverança (de Deus) nos Santos (P) – Aqueles que o Pai elegeu, o
Filho redimiu e o Espírito selou não poderão cair total nem definitivamente do
estado de graça, Deus os guardará e os levará a seu reino celestial.
As Igrejas Reformadas expressam suas
convicções doutrinárias como se segue:
Sobre a Depravação Total do Ser Humano: (Confissão Escocesa – Cap. 3)
Sobre a Eleição Incondicional de Deus: (Confissão dos Países Baixos –
Art. 16, 22, 23)
Sobre a Expiação Limitada: (Segunda Confissão Helvética – Caps. 10,11)
Sobre a Graça Irresistível (Confissão de Fé de Westminster 10:1-2)
Sobre a Perseverança dos Santos (Confissão de Fé Batista de 1689, Cap.
17:1)
Dito isso, analisaremos agora,
alguns dos pressupostos bíblicos para cada tópico:
Total Depravação (T):
Gn. 2:17 – Mas não coma da árvore
do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente
você morrerá.
Sl. 51:5
– “Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.”
Rm. 3:10-12
– “Como está escrito: "Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém
que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se
juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer".”
2Tm. 2:24–26
– “Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos,
apto para ensinar, paciente. Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na
esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento
da verdade, para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do diabo,
que os aprisionou para fazerem a sua vontade.”
Ef. 2:1 –
Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados
Jo. 5:40
– “contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida”
Jr.
13:23 – Será que o etíope pode mudar a sua pele? Ou o leopardo as suas pintas?
Assim também vocês são incapazes de fazer o bem, vocês que estão acostumados a
praticar o mal
Eleição Incondicional (U)
Jo.
15:16 – Vocês não me escolheram, mas eu
os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o
Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome
Ef.
1:3-4 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos
abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Porque
Deus nos escolheu nele antes
da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.
2Ts.
2:13 - Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo
Senhor, porque desde o princípio Deus
os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito
e a fé na verdade.
1Jo. 4:10,
19 - Nisto consiste o amor: não em que
nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho
como propiciação pelos nossos pecados. Nós amamos porque ele nos amou primeiro.
Expiação Limitada
Mt. 1:21
- Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus
pecados
At.
20:28 - Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito
Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue.
Tt. 2:14
- Ele se entregou por nós a
fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu,
dedicado à prática de boas obras.”
Graça Irresistível:
Jo.
6:37, 44 – Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais
rejeitarei. Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair e eu
o ressuscitarei no último dia.
Tg.
1:16-18 – Meus amados irmãos, não se deixem enganar. Toda boa dádiva e todo dom
perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras
inconstantes. Por sua decisão ele nos
gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros
frutos de tudo o que ele criou
Perseverança dos Santos:
Jo.
10:27-30 – As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me
seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e
elas jamais perecerão; ninguém as
poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que
todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um.
Fp. 1:6 –
“Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la
até o dia de Cristo Jesus.”
Jd 24 – “Àquele
que é poderoso para impedi-los de cair e
para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria, ao
único Deus, nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade,
mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos, agora e para
todo o sempre! Amém.”
Visto
que todos não conseguem por si mesmos regenerar-se, pois estão mortos nos seus
delitos e pecados, suas vontades estão inclinadas tão-somente ao mal, cegos,
inimigos de Deus, escravos do pecado, servos do diabo, cabe a Deus regenerar
aqueles que ele livremente escolheu desde toda a eternidade. Os quais, serão no
tempo oportuno, convencidos pelo Espírito, eficazmente atraídos a Cristo e que
por serem eleitos pelo Pai, redimidos pelo Filho e convencidos e selados pelo
Espírito não podem decair total, nem finalmente do estado da graça, visto que
Deus continuamente gera, nutre e aperfeiçoa neles a fé salvadora. Conclui-se
que o melhor e mais coerente pensamento que condiz com a Bíblia é o que se
convencionou chamar de calvinismo. O leitor pode sinceramente responder essa
pergunta?
Onde
começa a salvação, no homem ou em Deus?
Se ele disser em Deus, o que de fato é,
cientifique-se que o tal é Calvinista. Pois, segue-se logo, que se é Deus quem
salva, é Deus quem escolhe aqueles que ele quer salvar, foi por esses que
Cristo morreu, os quais o Espírito Convenceu e não podem mais se apostatar.
(Jonas 2:9; Tito 3:3-7; Rm 8:28-30).
Logo,
conclui-se que o sistema de pensamento que mais condiz com a Escritura é o
Calvinismo. Essa é a razão pela qual me tornei calvinista.
A Ênfase
calvinista é: O verdadeiro Evangelho
que é aquele que exalta Deus e humilha o homem. Exalta a Deus o mais alto
possível e humilha o homem o mais baixo possível. Evangelho é Evangelho quando
se confirma com o que está na Escritura e não com opiniões humanas. A ordem
bíblica é "Façam tudo para a Glória de Deus", inclusive pregar o
Evangelho para a maior Glória de Deus, nada de Antropocentrismo! Deus é o
Centro de Todas as Coisas; só Ele é o Ser Necessário, todos os demais
são contingentes. A Glória Somente a Deus!
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