Pai-Nosso: A segunda petição "Venha o teu Reino"
“Venha o teu Reino”
Sete
são as petições: as primeiras três se relacionam mais expressamente com Deus e
sua honra (teu nome, teu reino e tua vontade); as outras quatro, com nossas
preocupações temporárias e espirituais. Esta oração nos ensina a buscar
primeiro o reino de Deus e sua justiça, e todas as outras coisas serão
agregadas.
O REINO INAUGURADO
Venha – O
termo usado pelo evangelista indica aparecer,
manifestar, vir a público, exibir, influenciar, tornar-se conhecido. Em
grego, o termo é ελθετω (eltheto) e está no imperativo ativo. Isso significa
que isso irá acontecer definitivamente. O termo usado pelo apóstolo indica que
o movimento de manifestação do Reino é progressivo.
Jesus
já disse em Lucas 17:21 que o Reino de Deus já está entre nós. Quando começou
seu ministério, ele disse também que o Reino de Deus havia chegado (Mateus
4:17). Isso desde o ministério público de João Batista (Mt. 3:2). Um dos
indícios da chegada do Reino foi a derrota do reino do Diabo (Lc. 11:20; Ap.
12:10), iniciada com o ministério público e consumada na crucificação do Senhor
(Colossenses 2:14-15). Isso pode ser visto na parábola do julgamento, quando é
dito “Recebam o Reino preparado para vocês desde a fundação do mundo” (Mt.
25:34).
O
Reino que está inaugurado é eterno (Lucas 1:33); Por isso o autor de Hebreus
pôde dizer: “Recebendo um reino inabalável” (Hb. 12:28), o reino inaugurado e
eterno não segue os padrões de conduta deste mundo (João 18:36). O Reino de
Deus é um reino de justiça, paz e alegria – que perceba – são qualidades que
demarcam o fruto do Espírito mencionado em Gálatas 5:22-23 (Romanos 14:17;
Hebreus 1:8). Por isso o autor de Hebreus pôde dizer: “Recebendo um reino inabalável.
Jesus
ensinou seus discípulos a darem primazia a esse reino (Mt. 6:33). Para a mente
neo-testamentária, o Reino de Deus e o Reino de Cristo são intercambiáveis (Mt.
6:13;Ef. 5:5; 2Pe 1:11). Essa oração será plenamente atendida quando a sétima
trombeta soar (Ap. 11:15) e o Senhor Jesus regressar (1Co. 15:24-28). O Reino é
uma promessa dada a todos aqueles que amam o Senhor (Tiago 2:5).
O REINO PARA REGENERADOS
A
entrada no Reino é pela graça, mas exige esforço na luta contra o pecado (Mt.
11:12; Hb. 12:4); e isso só é dado aqueles que foram regenerados pelo Espírito
(Jo. 3:3,5) mediante a Palavra (Tg. 1:18). O Reino é dado aqueles que se
humilham como crianças (Mc 10:15), isto é, que estão dispostos a renunciarem
seu entendimento e aprenderem com o Senhor, que é manso e humilde de coração
(Mt. 11:28-30). O Reino de Deus não é uma aquisição do mérito humano, mas –
como todas as coisas – uma doação divina para aqueles que o amam (Lc. 12:32).
Deus notifica a todos os homens que queiram entrar no Reino que se arrependam
(Mc. 1:15; At. 17:30-31). Se não nascermos do alto, mesmo que operemos milagres
e sinais, jamais entraremos no Reino do Céu (Mt. 7:21-23).
UM REINO PARA DESPREZADOS
Nas
beatitudes, Jesus ensinou que as qualidades dos cidadãos do Reino são
qualidades que eram desprezadas tanto na época quanto agora. Ele diz que o
Reino pertence aqueles que são pobres de espírito, isto é, com coração humilde
(Mt. 5:3); disse ainda que o Reino pertence aqueles que são perseguidos pela pregação
da justiça (Mt. 5:10-12), são dados a pessoas humildes como as crianças (Lc
18:16).
UM REINO QUE DEVE SER
PREGADO
Jesus
veio para pregar a todos do Reino (Lc. 4:43). Jesus ordenou seus apóstolos a
pregarem o Reino (Lc. 9:2). O Reino de Deus deve ser proclamado mesmo em
momentos que nos sejam dolorosos (Lc. 9:60). Na grande comissão, Jesus nos
instrui a pregar esse reino a todos (Mt. 28:18-20).
O REINO VINDOURO
Embora
seja verdade que o Reino já veio e está entre nós, Jesus em seu ensino, deixou
claro que o Reino ainda virá. Isso se verifica facilmente nas parábolas das
sementes. Mateus 13:37-43 aponta para o aspecto oculto do Reino, ele cresce
entremeado com o reino do Maligno, até que chegará o Dia final onde ele
triunfará. Em Marcos 4:30-34, Jesus diz que ele é semelhante ao grão de
mostarda. A menor hortaliça conhecida da época enquanto semente e a maior
árvore quando plantada. Assim é o Reino, ele começa pequeno e avança
progressivamente (lembre-se de eltheto que inicia o nosso versículo em questão)
até cobrir toda a terra. Por isso, os profetas puderam dizer: “Toda a terra se
encherá da glória do Senhor assim como as águas cobrem o mar” (Isaias. 11:9; Habacuque
2:14).
Apocalipse
foi escrito para demonstrar o triunfo do Reino de Deus sobre o mal e o estabelecimento
total e definitivo desse reino (Ap. 11:15; 17:14). Aqui, portanto, vemos que o
Reino de Deus tem uma faceta já-ainda não. Já está entre nós, não ainda em sua
plenitude.
O REINO DE DEUS É O SEU
GOVERNO
O
termo grego para Reino é basileía, deu origem ao nome de uma cidade suíça
inclusive (Basiléia). Ele significa governo, soberania. A soberania de Deus é
exaustiva, de acordo com a Biblia. Ela ensina que Deus é livre para fazer o que
quiser (Sl 135:6; 115:3; Is. 46:10; Dn. 4:35; Rm. 9:19-21). Deus não pode ser
resistido em sua soberania (Jó 42:2). Ele é soberano sobre a criação (Ap.
4:11), sobre a vida humana (1Cr. 29:12), sobre as minúcias da vida (Mt.
10:29-30; Lc. 12:6-7), soberano no sofrimento dos crentes (Fp. 1:29; 1Pe 3:17).
Sobre os acontecimentos mundiais (Pv. 21:1). Soberano sobre todos os ‘deuses’
(Sl. 95:3; Ex. 18:11; Dt. 10:17; 1Cr. 16:26; Sl. 96:5; Dn. 2:47; Cl. 1:16).
João
Calvino, reformador protestante francês, disse certa feita que o Cetro pelo
qual Cristo governa seu povo é a Palavra.
Portanto,
quando O Senhor nos ensinou a pedir: “Venha o Teu Reino” ele pediu que o reino
que está presentemente oculto aos olhos do mundo seja manifesto a todos; que o
reino que parece não ter nenhuma influência na sociedade comece a influenciá-la.
Lutero diz em seu Catecismo menor que
isso acontece quando O Pai celestial nos
concede seu Espírito Santo e através da graça, cremos na sua Palavra e vivemos
uma vida piedosa aqui de modo temporal e lá eternamente; que ele levante
ministros preparados para pregação da soberania de Deus.
Que
oremos para que Deus se manifeste e se revele soberano, para que pessoas possam
se arrepender e crer no Senhor Jesus, para que o Reino de Deus cresça em
influência na sociedade, na família, na igreja, na escola, na faculdade, no
hospital, no presídio. Que o Reino de Deus venha! Venha a nós o Teu Reino já
presente e ainda futuro!
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