Devocional: Salmo 55:1-23

O salmista está profundamente perturbado emocionalmente (v. 2,3), fisicamente perturbado (v. 4,5). Ele está inquieto desejando encontrar alívio em algum lugar (vs. 6-8). Toda essa inquietação emocional e física se dá pela pela traição de um amigo íntimo (vs. 12-14,20). Ele se sente emocionalmente sozinho. Ele está rodeado de baderneiros (vs. 10-11), ímpios (v.15,19). Ele está constantemente entregue ao choro (v.17) por causa dos seus muitos inimigos (v.18). Diante de tal abatimento ele não deixa de orar e buscar Deus (v. 1-2a, 16). Ele sabe que Deus reina soberano desde sempre (v.19). Ele sabe que será ouvido (v. 19b). Ele sabe que o SENHOR o sustenta nesses tempos difíceis e é o seu refúgio (v. 22). Ele confia na graça de Deus (v. 23b).

Talvez você e eu estamos emocional e fisicamente desgastados como o salmista. Talvez pela traição de alguém próximo. Talvez pela calamidade pública que assola nossa cidade. Talvez até se sentindo sozinho. Talvez até chorando bastante. É natural as coisas acontecerem assim conosco. Somos humanos. Não estamos na bolha de proteção. Vivemos no mundo e somos afetados pelo mundo. Talvez a ferida venha de promessas quebradas. Palavras que descem macias e machucam profundamente.

Em momentos assim, onde estamos desconfortáveis com tudo e todos devemos recorrer à oração. Ter asas como pomba não resolve um coração machucado. O Senhor é a cura. Em momentos assim, devemos recorrer à oração cientes que Deus controla os nossos acontecimentos, que ele responde as nossas orações, que ele nos sustenta da queda e das preocupações que tiram nosso sono. Oramos e dizemos a Deus: “Confio em Ti”.

Faça dessa noite uma oportunidade de entregar para Deus aquilo que te tira o sono. Aquilo que lhe entristece. Refugie-se nele através da oração.

Comentários