RAÍZES

Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, estando enraizados e edificados nele, e confirmados na fé, como foi ensinado a vocês, crescendo em ação de graças. [Colossenses 2:6,7]

Conta-se uma eistória que um garoto brincava num jardim de um médico e que esse médico plantava muitas árvores sem nunca regá-las. O menino tomado de curiosidade indagou o médico a razão pela qual nunca regava suas plantas. Ele disse ao garoto que ao regar as plantas, tornava-as preguiçosas e sem raízes profundas. Todavia, se não as regasse era necessário que elas fincassem suas raízes profundamente no solo para extrair umidade. Passados 25 anos, o garoto agora plantaria suas próprias árvores e passou 2 anos regando-as. No final destes 2 anos, percebeu que suas árvores eram frágeis, fracas, preguiçosas. Passou pela rua onde morou quando criança e viu que as árvores plantadas pelo médico eram robustas e firmes, mesmo depois de o médico ter morrido. As raízes da árvore plantadas pelo médico eram fortes e firmes.

Assim também deve ser a nossa espiritualidade. Somos enxertados em Cristo. Ele declarou sobre Si mesmo: “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o Agricultor. Todo ramo que estando em mim não der fruto, ele corta e lança fora; mas todo ramo que estando em mim der fruto, ele o poda para que dê mais fruto ainda”. Nossas raízes devem estar profundamente fincadas e estabelecidas em Cristo e não em filosofias vazias de significado (v. 8).  O que tornou as raízes das árvores fortes o suficiente foram as dificuldades as quais elas foram submetidas. Subentende-se pela estória que as adversidades vêm para nos fazer crescer e, assim o diz a Bíblia também. A Bíblia diz que a tribulação produz perseverança, a perseverança, experiência e a experiência, esperança. A perseverança deve ter ação completa em nós, de tal maneira que não devemos ser deficientes em nada, moralmente falando.

Quando ultrapassamos as dificuldades e nossas raízes encontram nutrientes no solo da nossa fé  – que é Cristo – manifestamos cada vez mais a figura de Jesus diante dos homens e isso de forma amorosa e todos os nossos atos são feitos em amor. Suas raízes estão fincadas em Jesus? Estão cada vez mais aprofundadas no amor? Seus atos manifestam amor?

Comentários