Atitudes ao receber a Palavra de Deus

                                          Atitudes ao receber a Palavra de Deus
                                                                       Mc 4:1-20

 

1. “A beira do caminho”, o ouvinte endurecido (4:4,15)

Esse ouvinte é o homem indiferente que a rotina da vida insensibilizou. Essa pessoa conforma-se com o rodar dos carros e a passagem dos homens, e vai vivendo a vida sem abrir sulcos na alma para a bendita semente da verdade. Ele escuta o sermão, mas não presta atenção. É onde a semente é pisada (Lc. 8:5) quando se pisa muito no lugar, faz-se dele um local duro.

Inimigo: Satanás

2. “Solo rochoso”, o ouvinte superficial (4:5-6,16)

Tanto Marcos quanto Mateus usam, por duas vezes, a palavra “logo” com o sentido de “imediatamente”. Essas pessoas agem “no calor do momento”. Elas imediatamente aceitam a palavra, e o fazem até mesmo com alegria. Então, imediatamente se escandalizam. Sua decisão é baseada na emoção e não na reflexão. São os ouvintes emotivos, entusiastas “fogos de palha”, sentem alegria, mas ela é passageira.

Inimigo: Carne

3. “Espinhos”, o ouvinte ocupado (4:7,18-19)

Marcos diz que a semente caiu entre os espinhos (4:7) e Lucas diz que os espinhos cresceram com a semente (Lc 8:7). Esses espinhos representam ervas daninhas espinhosas. Não havia arado que conseguisse arrancar as suas raízes de até trinta centímetros de profundidade. Em alguns lugares, esses espinheiros formavam uma cerca viva fechada, no meio da qual alguns pés de cereal até conseguiam crescer, mas ficavam medíocres e não carregavam a espiga. Marcos fala de “demais ambições” e Lucas fala dos “prazeres da vida”. Esse ouvinte é obcecado pelos prazeres da vida. Ele é um hedonista e não um cristão.

Inimigo: O mundo

4. “Boa Terra”, ouvintes praticantes (4:8,20)

Marcos diz que essa pessoa ouve e recebe a Palavra. Lucas diz que ela ouve com bom e reto coração e também retém a Palavra (Lc 8:15). Essas pessoas não apenas ouvem, mas ouvem com o coração aberto, disposto, com o firme propósito de obedecer. Elas colocam em prática a mensagem e por isso frutificam. Não diz que acolhe com alegria, mas acolhe e frutifica. William Barclay enfatiza que essa parábola nos ensina a fazer três coisas: ouvir, receber e praticar. Nesses dias tão agitados, poucos são os que param para ouvir a Palavra. Mais escasso são aqueles que meditam no que ouvem. Só os que ouvem e meditam podem colocar em prática a palavra e frutificar.

Frutifica gradativamente: Trinta, Sessenta, Cem por um. Em João 15:1-8, fruto, mais fruto e muito fruto. Esses recebem a Palavra com a alegria do Espírito Santo apesar dos muitos sofrimentos (1Ts. 1:6), recebem a Palavra como Palavra de Deus mesmo (1Ts. 2:13).

Nossa responsabilidade:

1. Semear (4:1-20,30-34)

Não nos devemos desencorajar quando semeamos a semente em nossa pregação, nosso  ensino e nosso testemunho (Gl 6:9; SI 126:5-6), pois Deus usará sua semente da forma mais adequada, e ela não será desperdiçada (Is 55:8-11). Também não devemos ficar jubilosos com um falso crescimento (vv. 30-34). A semente de mostarda é minúscula; porém, quando cresce, torna-se um arbusto grande, não uma árvore. Aqui, há uma alusão de que Satanás (as aves no arbusto, v.15) encoraja um falso crescimento, o que dá espaço para que o inimigo trabalhe. Nas Escrituras, muitas vezes, uma árvore grande simboliza o vasto reino mundano (Ez 17:22-24; 31:3-9; Dn 4:20-22). O verdadeiro povo de Deus sempre foi minoria (Lc 12:32).

2. Iluminar (4:21-25)

Esse capítulo usa 13 vezes o verbo "ouvir", e ele refere-se ao recebimento da verdade de Deus no interior da pessoa, exatamente como o solo recebe a semente. Devemos estar atentos à maneira como ouvimos (Lc 8:18) e ao que ouvimos (v. 24), pois essas coisas determinam o que temos para compartilhar com os outros. Não recebemos a Palavra a fim de que apenas nós mesmos a desfrutemos. Nós a recebemos para compartilhá-la, da mesma forma que a lâmpada tem a finalidade de iluminar a casa toda.

3. Colher (4:26-29)

Podemos resumir essa parábola em quatro palavras: semear (v. 26), dormir (v. 27), crescer (v. 28), colher (v. 29). Tudo que podemos fazer é semear a semente; apenas Deus a faz crescer (1Co 3:6-7). Não podemos fazer a semente crescer; na verdade, não entendemos totalmente seu crescimento. Nossa tarefa é semear a semente e ficar atentos à época da colheita (Jo 4:35-38).

4. Crer (4:35-41)

Jesus concluiu a lição e, a seguir, fez um teste inesperado com os discípulos! Eles tinham ouvido a Palavra de Deus, e a Palavra deveria fazer crescer a fé deles (Rm 10:17). Infelizmente, eles fracassaram no teste! Embora as tempestades violentas e inesperadas não sejam incomuns no mar da Galiléia, parece que essa teve origem satânica. No versículo 39, a palavra "repreendeu" é a mesma usada quando Jesus expulsava demônios (1:25). Talvez o inimigo quisesse impedir Cristo de chegar a Gadara, local em que ele libertaria dois endemoninhados do poder de Satanás. Você pode sorrir na tempestade com Cristo no navio — se sua fé estiver nele, e apenas nele.


Comentários