OS MANDAMENTOS DA GRAÇA DE DEUS EM NOSSA VIDA: REFLEXÕES EM TIAGO 4:5-10

 Ou vocês pensam que é em vão que a Escritura diz: “É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?” Mas ele nos dá cada vez mais graça. Por isso diz: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Portanto, sujeitem-se a Deus, mas resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. Cheguem perto de Deus, e ele se chegará a vocês. Limpem as mãos, pecadores! E vocês que são indecisos, purifiquem o coração. Reconheçam a sua miséria, lamentem e chorem. Que o riso de vocês se transforme em pranto, e que a alegria de vocês se transforme em tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará”. [Nova Almeida Atualizada]

Na língua original, Tiago apresenta imperativos, ordens a serem obedecidas. Ordens que lembram o regimento militar. Ordens de um comandante a um soldado. Ordens de um superior à um subordinado. Ordens de Jesus para a Igreja. Essas ordens, contudo, não são desprovidas de poder para cumpri-las. Antes, ao dar ordem, Jesus capacita seus discípulos a obedecerem. Nas palavras de Agostinho de Hipona: “Da-me aquilo que ordenas e ordena aquilo que quiserdes” (Confissões, Livro X, Capítulo XXIX). Ele ordena o que quer e dá aquilo que ordena, isto é, capacita a todos nós a obedecê-lo.

Essa capacitação vem a mim e a você pelo Espírito Santo de Deus. Tiago diz que Deus fez o Espírito Santo habitar nós. Nós agora somos moradas de Deus no Espírito. Jesus tinha prometido fazer morada nos seus juntamente com o Pai, e isso se dá na doação do Espírito àquele que crê. Uma vez sendo habitados pelo Espírito Santo, sendo moradas de Deus no Espírito Santo, nós agora somos encharcados pela Graça de Deus. Somos envolvidos pela Graça de Deus cada vez mais. Recebemos Graça sobre Graça, Graça e mais Graça.

Tendo recebido dessa Graça cada vez mais envolvente, somos por ela capacitados a nos submetermos a Deus (v. 7). Essa palavra é um termo militar que significa fique no seu próprio posto, ponha-se no seu lugar. Quando um soldado quer se colocar no lugar do general ele tem grandes problemas. Renda-se incondicionalmente. Ponha todas as áreas da sua vida sob a autoridade de Deus.

Tendo recebido dessa Graça cada vez mais envolvente, somos por ela capacitados a resistir ao Diabo (v.7b). Tomar uma posição contra as enganosas sugestões satânicas. Ao homem natural cabe apenas ser refém do Diabo e suas sugestões, mas aqueles que foram feitos filhos de Deus podem resisti-los munidos da Palavra de Deus. Ao cristão cabe não ceder espaço ao Diabo.

A maneira correta de oferecer oposição as armadilhas de Satanás é aproximando-se de Deus (v.8). Há a promessa de que aquele que se aproximar de Deus, Deus se aproximará dele. Essa promessa é recorrente já no Antigo Testamento. Quando Deus se aproxima de alguém é para salva-lo, protegê-lo (Sl. 34:18). Essa aproximação de Deus implica purificação de coração (v.8). Essa purificação do coração se dá única exclusivamente mediante a Palavra de Deus. O Salmista escreveu: “Como o jovem poderá manter puro o seu caminho? Observando-o segundo a sua Palavra” (Sl. 119:9).

Essa Graça de Deus nos dá uma percepção correta de nós mesmos (v.9). Ela nos mostra a nossa necessidade constante do Salvador Jesus. Ela descreve nossa miserabilidade. E ter essa percepção de que somos miseráveis, dependentes de Deus é o que Tiago entende como se humilhar diante de Deus (v. 10).

Esses imperativos requerem uma alma decidida a obedecer a Deus. Por que você tem bebido da Graça de Deus senão para obedecê-lo? Que Deus ordene o que quiser e nos dê o que tiver ordenado. 


Comentários