Devocional em Romanos 1:16,17

 “Porque não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Porque a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: ‘o justo viverá por fé’”. (Rm. 1:16,17)

O Evangelho anuncia a salvação para todas as pessoas. A Bíblia diz que “toda a humanidade verá a salvação que vem de Deus” (Lucas 3:6). Diz que assim como por um só ato de desobediência veio a condenação sobre todos, assim também, por um só ato de justiça veio a graça sobre todos para a justificação que dá vida (Romanos 5:18). A forma como Paulo coloca essa universalidade do Evangelho é “primeiro judeu e também do grego”. O que não significa que todos serão salvos, mas apenas os que creem serão salvos, pois Paulo diz que é poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. Deus nos dá o presente do Evangelho e nossa fé é a resposta a esse presente gracioso. Nossa fé é a mão estendida para receber de Deus esse presente gracioso. A Palavra de Deus só é eficaz naqueles que acreditam nela, acolhendo-a como Palavra de Deus (1Tessalonicenses 2:13).

A forma pela qual vou recebendo de Deus esses benefícios é a fé. Uma fé crescente e vigorosa. Vou recebendo de Deus esses benefícios de fé em fé. A vida toda do cristão se resume à fé. O justo vive por fé. Não pelo que vê, mas pela fé (2Coríntios 5:7). Andando na convicção e na certeza de que o que está escrito se tornará realidade. Uma fé que pode amadurecer ao longo do tempo quando exposta diariamente à Palavra de Deus. “A fé vem pelo ouvir a Palavra de Cristo” (Romanos 10:17). O resultado prático dessa fé é que ela manifesta a justiça de Deus. A justiça de Deus é mudar minha natureza. Justificar minha vida diante de Deus. Ele fez de Cristo o meu pecado e fez de mim a Justiça de Cristo. Cristo não conheceu pecado, mas foi feito pecado por mim, e eu não conhecia Justiça, mas fui feito Justo em Cristo (2Coríntios 5:21). O evangelho fala de justificação pela fé.

Reflexão: Tem se alimentado da Palavra de Cristo para ter uma fé vigorosa? Temos tido entendimento do Evangelho para o nosso dia-a-dia e como isso afeta nosso relacionamento com Deus e com o próximo?

Comentários