Devocional em Romanos 3:24 (1)

 “Sendo Justificados gratuitamente, por sua graça” (Rm. 3:24a)

Justificação parece papo de sala de aula de estudante de teologia, não é? Mas a verdade é que essa palavra afeta o seu dia a dia com Deus. Justificar é exonerar dos crimes, é declarar inocente, inculpável. É tratar o ofensor como se nunca tivesse ofendido. Justificação é mudança de relacionamento com Deus. Fomos levados ao tribunal de Deus, com todas as provas de nossa desobediência e crime contra a sua Lei, e Jesus foi preso em nosso lugar. Saldou a dívida.

A cena do julgamento de Cristo é perfeita. Somos Barrabás. Somos bandidos conhecidos pela nossa falta de pudor. Somos o detestável da sociedade. Estamos ante o tribunal. Já estamos condenados merecidamente. Apresenta-se um Cordeiro imaculado e puro. Ele toma sobre si a nossa condenação, ele assume para Si a nossa cruz. Ele morre nossa morte. E nós? Nós saímos livres. Nós vivemos. Nós somos absolvidos. Saímos de lá, justificados.

Todo esse movimento é fruto único da Graça. Não é por atos nossos. Não é por orar, não é por ler a Bíblia, não é nem mesmo por irmos à igreja, ainda que tudo isso é necessário e bom para o proveito na fé, mas a justificação é movida pela ação livre de Deus. É o amor de Deus em ação. É algo que Deus não cobra para nos dar. É gratuito. Não é por indulgências religiosas. Não é por campanha. Não é por objeto ungido. Não é por oração poderosa. Não é nem mesmo pelas emoções diante de Deus. É ato livre de Deus, gratuito ao homem. Um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem, não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou (2Coríntios 5:14b-15). Somos justificados para, de agora para frente, vivermos a vida que agrada a Deus.

Reflexão: Você já foi justificado/inocentado/exonerado do seu pecado diante de Deus por Cristo? Você já experimentou essa mudança de relacionamento com Deus através de Cristo? Já anunciou a justificação pela Graça mediante a fé?

Comentários