Devocional em Romanos 3:24 (2)

 [Justificados] Mediante a redenção que há em Cristo Jesus. (Rm. 3:24b)

Novamente parece que essa é uma palavra dissociada da nossa vida cotidiana, mas não é. Redenção era uma palavra majoritariamente cristã no séc I. Ela significa comprar um escravo por pagamento de resgate. E ela tem três aplicações: 1) Alguém abastado comprava um escravo pagando um resgate por ele; 2) Um escravo comprava sua liberdade pagando um resgate ao templo de algum deus e então tornava-se escravo desse deus, mas era livre diante das pessoas; 3) o resgate do pecado pelo sacrifício de Cristo na cruz.

Redenção em Cristo significa que agora eu sou livre do pecado e do Diabo. É por sermos redimidos em Cristo que somos libertados do pecado e transformados em servos de Deus (Romanos 6:22). Somos escravos de Deus de modo que quem foi chamado no Senhor sendo escravo, é liberto que pertence ao Senhor. E quem foi chamado sendo livre é escravo de Cristo (1Coríntios 7:22).

Redenção é a mudança de senhorio nas nossas vidas. Antes de Cristo servimos ao ego, ao pecado, ao Diabo. A senhores crudelíssimos. E o salário recebido por essa serventia é a morte. O salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). Mas uma vez que Cristo pagou o nosso resgate com sua vida, fomos agora transformados em servos livres de Deus. Isso indica que a sua identidade agora é de alguém liberto da escravidão, pois morremos para aquilo que estávamos sujeitos, para que sirvamos [a Deus] de maneira nova, segundo o Espírito [Santo] (Rm. 7:6, acréscimos nossos). Como diz a canção: “Eu não sou mais escravo do medo”, porque não recebemos um espírito de escravidão, mas recebemos um Espírito de adoção (Rm. 8:15).

Temos uma vida redimida, uma vida “resgatada da escravidão fútil, pelo precioso sangue de Cristo”, para servirmos a Deus de maneira totalmente nova: Uma maneira chamada libertada, livre, liberta (1Pedro 1:18,19). Lembre-se que o escravo que comprava sua redenção num templo de um deus qualquer, tornava-se por isso, escravo dele. Somos agora, resgatados pelo Deus vivo e, por isso, somos filhos dele. Uma vez filhos de Deus devemos “glorificar a Deus no nosso corpo” (1Coríntios 6:20).

Comentários