Devocional em Romanos 5:10

 Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados seremos salvos pela sua vida! … Por meio do nosso Senhor Jesus Cristo… Recebemos agora a reconciliação”. (Romanos 5:10,11b)

Para Paulo, o evangelho é o ministério da reconciliação (2Coríntios 5:18) e cada crente recebeu de Deus a incumbência de proclamar a palavra da reconciliação (2Coríntios 5:19), que nada mais é do que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos seres humanos (2Coríntios 5:19a).

Reconciliar significa unir novamente pessoas que antes se separaram; é substituir a alienação, a hostilidade e a oposição por uma nova relação caracterizada por favor, boa vontade e paz. Um Deus reconciliado é um Deus que deseja se relacionar de forma harmoniosa com o homem. Lá no início, Adão ouvindo os passos do Senhor fugiu e se escondeu; mas nós, em Cristo Jesus, podemos agora aparecer diante dele revestidos da Justiça, revestidos de Cristo. Reconciliar com Deus é urgentemente necessário em vista da ira santa de Deus. A ira santa de Deus arde todo dia contra quem não se abriga no Filho (Sl. 7:11). Deus diante da indesculpabilidade da raça humana e de sua desobediência franca e aberta, propõe agora um cessar fogo. A reconciliação custou um preço altíssimo para Deus: A morte de seu Filho. Jesus teve de morrer para satisfazer as plenas exigências da Lei. É por meio do Senhor Jesus Cristo que recebemos agora a reconciliação. Nós não só recebemos reconciliação, nós a propagamos também: Em nome de Cristo, lhes pedimos que se reconciliem com Deus (2Coríntios 5:20b).

Ao longo dessa semana percebemos que o Evangelho é todo sobre Jesus desde o Antigo Testamento e foca no que Jesus é e fez por nós na cruz. Ele nos exonera dos crimes, nos declara inculpáveis, inocentes no Tribunal de Deus (Justificação); Ele nos compra de volta para Deus da escravidão do pecado, da egolatria e do Diabo, transformando-nos em filhos de Deus (redenção); Ele nos salva e nos concede fé, meio através do qual recebemos e desfruto de todos esses benefícios. Nos dá um novo patamar no relacionamento com Deus trazendo-nos para a sua amizade. Ele apazigua o relacionamento atritoso existente entre nós.

Você desfruta dessas bençãos dadas a nós em Cristo? O que pode fazer para melhorar seu conhecimento a respeito delas e vivê-las?

Comentários