Estudo em Mateus 11:28-30

 1. Aqueles a quem Jesus se dirige: Cansados e sobrecarregados

A) Cansados: São aqueles que fazem um esforço enorme repetidamente, diariamente. Esse esforço repetido leva ao desânimo. É um labor que leva à exaustão como o lavrador que lavra sua terra diariamente (2Tm. 2:6); como o pescador que toda noite lança sua rede ao mar (Lc. 5:5). Mesmo nossas atividades religiosas podem nos afadigar exaustivamente (1Ts. 5:12; 1Tm. 5:17).

B) Sobrecarregados: O termo só aparece duas vezes no Novo Testamento e indica  um absoluto estado de fadiga decorrente de ser obrigado a carregar uma carga pesadíssima. O termo é passivo indicando algo que lhes foi imposto à força. Mesmo as nossas atividades religiosas podem ser impostas à força e nos levar à esse estado absoluto de fadiga (Lc. 11:46). É aquela obrigação religiosa que causa ansiedade espiritual (Strong).

2. O que Cristo dirige a eles: Venham, Tomem e Aprendam

A) Tomem: Carreguem sem imposição, mas com cordialidade. Chamados do estado de absoluta fadiga para um convite. Saídos de obrigações cruéis para um Senhor gentil, bondoso, tolerante, equilibrado, doce. Jesus não quer sobrecarregar nossa vida com obrigações, ele quer relação. 

B) Aprendam: Um convite ao discipulado, a imitação de Cristo. A viver o estilo de vida que ele viveu aqui.

3. O que Cristo é para aqueles que vão até ele: Manso e humilde

A) Manso: Gentil, Bondoso, Tolerante, doce, equilibrado

B) Humilde: Acessível, Protetor e amável. Denota que ele deixou os céus e se fez baixo, acessível, daí humilde.

4. A recompensa do Cristo para eles: Descanso

A) Definição: Um intervalo, parada, repouso, rejuvenescimento.

B) Anjos não precisam de descanso (Ap. 4:8), não salvos não recebem (Ap.14:11) e os demonios buscam desesperadamente (Mt. 12:43)

C) Por metonímia: Um lugar para se viver.

Conclusão:

1. O esforço humano impõe um jugo pesado, mas Jesus oferece um jugo útil, agradável e bom. Jesus nos chama a um crescimento organico.

2. Não deixamos de frutificar, apenas recebemos nova raiz. Abandonamos obrigações cruéis e legalistas (Lc 11:46) para servirmos a um Senhor generoso, bondoso, tolerante, doce, acessível.




Comentários