ACOLHENDO OS FRACOS NA FÉ

                                                     ACOLHENDO O FRACO NA FÉ

Rm 14:1

Acolham quem é fraco na fé, não, porém, para discutir opiniões”

A Bíblia nos ensina que todos nós, em algum momento, já fomos fracos na fé (Romanos 5:6); ensina que os membros mais fracos na igreja são igualmente necessários (1Coríntios 12:22); temos a ordem de amparar os fracos na fé (1Tessalonicenses 5:14). O próprio apóstolo Paulo fez-se fraco para ganhar os fracos (1Coríntios 9:22).

Devemos acolher o fraco, pois ele pode se perder facilmente. O apóstolo Paulo diz que o conhecimento mal aplicado pode causar a perda na fé naquele que é fraco (1Coríntios 8:10,11). Devemos acolher o fraco suportando suas fraquezas. O apóstolo Paulo diz que é responsabilidade dos maduros suportar as fraquezas dos novatos (Romanos 15:1). Devemos acolher os fracos sem discutir opiniões (Romanos 14:1). Todos os assuntos periféricos da Teologia, por exemplo. Cada ensinamento tem tempo e ocasião para ser repassado¹. Lutero, por exemplo, ensina que não devemos começar falando de predestinação, mas de Cristo.

Devemos acolher os fracos na fé porque nenhum de nós vive para si mesmo (Romanos 14:7-9). O cristão vive em Cristo e no seu próximo, ensinou Lutero. Devemos, antes, seguir as coisas que promovem a edificação mútua (Romanos 14:19). Devemos acolher os fracos na fé porque todos nós compareceremos diante do tribunal de Deus (Romanos 14:10b) onde prestaremos contas individualmente a Deus (Romanos 14:12). A fé, nesse caso, é uma coisa muito particular. A recomendação apostólica é manter a fé – em relação aos periféricos da teologia – entre aquele que crê e o Deus que é crido (Romanos 14:22,23).

Devemos acolher os fracos na fé por termos todos a mesma regra de fé e prática, isto é, a Palavra de Deus (Romanos 15:4). Devemos acolher os fracos na fé, por termos todos sido igualmente acolhidos por Deus em Cristo (Romanos 15:7).

___________________________________________

 LUTERO: Prefácio aos Romanos in Clássicos da Reforma: uma coletânea de escritos, p. 302 (VIDA, SP, 2017)


Comentários