DESDE QUE...

“Desde que o SENHOR seja sua esperança e o Altíssimo seja seu refúgio”.

— Salmo 91:9 (Septuaginta) 

A leitura da versão grega do Salmo 91 varia bastante da leitura da versão massorética ou hebraica. O Salmo em si, na versão grega, é atribuído à Davi e elenca numerosas bençãos recebidas pelos fiéis de Deus. Entretanto, as bençãos apresentam uma condicional: Ter o Senhor como esperança e refúgio. Elas não virão a menos que o Senhor seja mais desejado que elas; que a nossa expectativa de vida esteja no Senhor e não nas benesses recebidas dele.

Quando nossa expectativa de um futuro melhor está no Senhor, teremos sua ajuda (vv. 1,2). A palavra grega para ‘esconderijo’ é a mesma palavra para ‘ajuda’ ‘ajudador’. No Novo Testamento, temos explícita a certeza de que o Senhor é o nosso ajudador (Hebreus 13:5,6).

Quando nossa expectativa de um futuro melhor está no Senhor, nós seremos livres de armadilhas que queimam (v. 3). Essas armadilhas são explicadas como sendo as “palavras que trazem confusão” (v. 3). Mais adiante elas são chamadas de flechas que voam de dia (v. 5). Ao longo da Bíblia, a má língua é chamada de flecha (Salmo 57:4; Salmo 120:2-4; Pv. 30:14). Seremos preservados das fofocas feitas por pessoas de má índole.

Quando nossa expectativa de um futuro melhor está no Senhor, seremos livres do medo servil que o Diabo impõe (v. 6). A palavra grega para mortandade (NAA) ou praga que devasta (NVI) é a mesma palavra para demônio no Novo Testamento. Essa é, inclusive, a tradução que a KJA traz: “nem o demônio que devasta ao meio-dia”. O Novo Testamento ensina que durante muito tempo os povos serviram ao Diabo por puro medo servil ou escravizante. Jesus, no entanto, veio e e destruiu as obras do Diabo removendo esse medo servil (Hebreus 2:14,15; 1João 3:9; Romanos 8:15).

Quando nossa expectativa de um futuro melhor está no Senhor, os anjos eleitos estarão acampados ao nosso redor (v. 11). Eles acampam ao redor dos que temem a Deus (Salmo 34:7); eles ministram a favor dos herdeiros da salvação (Hebreus 1:14). Eles estarão lá para proteger nossos passos na caminhada.

Quando nossa expectativa de um futuro melhor está no Senhor, teremos respostas à oração (v. 15), pois oraremos de acordo com a vontade de Deus (1João 5:14); tendo a Deus como nossa fonte de prazer e satisfação (Salmo 37:4); pois obedeceremos aos seus mandamentos (1João 3:21-23).

Quando nossa esperança e expectativa estão no Senhor, temos um relacionamento profundo e íntimo com Ele (Salmo 91:14). “Porque conhece o meu nome”. Esse conhecimento de que fala aqui, é um conhecimento fundamentado na experiência pessoal. Esse conhecimento experimental é importante na vida cristã: É chamado de Vida Eterna (João 17:3); é chamado de fonte de devoção (2Pedro 1:3); é fonte de renovação diária na alma (Colossenses 3:10); é fonte de maturidade espiritual (Efésios 4:13).

Tudo isso desfrutaremos “Desde que o SENHOR seja sua esperança e o Altíssimo seja seu refúgio”.

Comentários