Devocional em Jeremias: nº 1 — Jeremias 2:31

Termo hebraico para ouvir, tomar, receber, dar atenção.

 Vocês, desta geração, considerem a palavra do SENHOR (Jr. 2:31); e que seus ouvidos recebam a palavra de sua boca (Jr. 9:20).

No primeiro destes versículos, Deus está nos chamando a perceber e a respeitar o ensino bíblico. Para tanto devemos inspecionar o que é dito nele e aprender dele. O cenário que essa profecia foi transmitida não foi dos melhores. Havia idolatria dominante na cidade (Jr 2:28), era uma época de julgamento pelo pecado (Jr. 2:30). Mesmo no meio do caos, Israel devia dar atenção à palavra de Deus.

O caos não estava instaurado apenas fora, mas também dentro do povo. Jeremias enfatiza que o coração de Israel precisava ser circuncidado (Jr. 4:4), que Israel era tolo (Jr. 4:22), tem olhos cegos e ouvidos surdos (Jr. 5:21), pois seus ouvidos eram igualmente incircuncisos (Jr. 6:10). O ápice de tal rebeldia era a rejeição deliberada e frequente da Palavra de Deus (Jr. 8:9). Era um povo cansado de tanto praticar o pecado (Jr. 9:5).

No segundo destes textos, o povo tolo e incircunciso deve agora receber a Palavra de Deus. A atitude própria de alguém que toma algo para si. Receber apropriadamente é aprender dela constantemente. É aceitá-la de todo o coração como ela é. Tomar a Palavra de Deus é apoiar-se totalmente nela e somente nela. Dar acesso a ela de todas as partes de nossa vida. É dar atenção à Palavra de Deus. É a mesma atitude que Paulo louvou aos crentes em Tessalônica (1Ts. 2:13) e que Tiago nos encoraja a ter (Tg. 1:21).

Receber a Palavra foi a intenção de Deus para seu povo desde o início. Em Jr. 7:22-23, Deus diz que o que ele ordenou na saída do Egito não foi a respeito de sacrifícios, mas sim de audição. Mais importante que sacrificar é chegar para ouvir (Ec. 5:1) e ouvir é melhor que gordura de carneiros (1Sm 15:22). Muito mais que uma religião de sangue, a intenção de Deus para o seu povo, desde o início, fora que ele ouvisse. E se ele tivesse ouvido a Deus desde o início, Deus diz que: “logo derrotaria seus inimigos (...) e os sustentaria com o trigo mais fino e os saciaria com o mel que escorre da rocha” (Sl. 81:13-16).

Infelizmente somos um povo surdo à voz de Deus. O profeta Isaías escreveu que ninguém é tão “surdo como o meu mensageiro” (Is. 42:19). Recusamo-nos constantemente a ouvir a voz de Deus propositadamente. Não devemos nos desesperar; há solução para esse problema em Cristo. Na cidade de Sidom, os evangelistas contam que ele curou um surdo colocar “os dedos nos ouvidos dele (...) e disse: Efatá! — que quer dizer: ‘Abra-se’” (Mc. 7:33,34).

Receber a Palavra é deixar que ouvidos incircuncisos sejam circuncidados por Cristo (Rm. 2:29; Cl. 2:11; Fp. 3:3). Ser circuncidado por Cristo é abandonar a confiança na carne e então reconhecer o Senhor em todos os nossos caminhos (Pv. 3:6); confiar no Senhor de todo o coração (Pv. 3:5); honrar o Senhor com tudo o que temos e somos (Pv. 3:10).

Isto é considerar e receber a Palavra de Deus. Isto é o que somos encorajados a fazer mesmo em tempos caóticos. Afinal de contas, Deus vigia para que sua Palavra se cumpra (Jr. 1:12).

Comentários