Lucas 13:6-8: A parábola da figueira inútil


6 Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou. 7 Então disse ao homem que cuidava da vinha: “Já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não encontro nada. Portanto, corte-a! Por que ela ainda está ocupando inutilmente a terra?”  8 Mas o homem que cuidava da vinha respondeu: “Senhor, deixe-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e ponha estrume.  9 Se vier a dar fruto, muito bem. Se não der fruto, o senhor poderá cortá-laLucas 13:6-8, NAA

Por muito tempo essa parábola me intrigou. Parábola é a comparação. É descrever o Reino de Deus usando figuras e linguagens humanas.Esse texto me intriga primeiro porque o homem tem uma figueira numa vinha. Vinha é uma plantação de uvas para a produção de vinho, entre outras coisas. Segundo, porque em três anos ela não produziu fruto nenhum. Sendo parábola, esse fruto remete à quê? Porque ele é comparativo, né? Sendo parábola...

Quando olhei para outras ocorrências do termo “fruto” alguns textos no N.T. se destacaram. Principalmente nos evangelhos. Tanto Mateus quanto Lucas escrevem que João Batista pregava que os religiosos “produzissem frutos dignos de arrependimento” (Lucas 3:8).

O fruto da parábola remete à arrependimento. O contexto também reforça essa ideia. O texto lucano começa dizendo que Pilatos matou alguns galileus enquanto ofereciam sacrifícios (v.1). Jesus argumenta duas vezes sobre a necessidade de arrependimento (v. 3,5).

O fruto é arrependimento que só é dado por Deus, por isso mesmo, é um fruto. Somente ligados na videira – que é Cristo – e recebendo dele a seiva – que é a vida de Deus – podemos produzir frutos conforme ele mesmo ensinou em João 15:1-8.  Tudo deriva da nossa união mística com Cristo. É da cabeça que o corpo recebe comando. A Biblia diz em Atos 11:18 que “Deus concedeu aos gentios arrependimento para a vida” e em 2Timóteo 2:25,26 que “Deus concede arrependimento e retorno à sensatez àqueles que estão presos na armadilha do Diabo”.

Deus enviou uma notificação à humanidade que é chamada de “arrependimento”. Atos 17:30-31 nos diz que a ressurreição corporal de Jesus Cristo é um testemunho de que o juízo final acontecerá e que porque ele acontecerá Deus está intimando todos a se arrependerem. Se não se arrependerem – como disse Jesus – “ todos igualmente perecerão” (Lucas 13:3).

A segunda lição do texto lucano do cap. 13 é o caráter esportivo do Reino de Deus. Jesus fala de uma luta, um combate, um campeonato, uma corrida (v. 24). Enfim, essa parte é assunto para outra hora... Quem sabe...  No mais, é isso... Se você leu até aqui, Deus te abençoe.

 

Comentários