Domingo, 9 de abril de 2023
Texto: 2Cr 30:1-20
INTRODUÇÃO: UMA CONTEXTUALIZAÇÃO
HISTÓRICA
Páscoa: Uma das três
principais festas do povo de Israel no A.T.
(Dt 16:16). Marca a lembrança da intervenção de Deus em favor do seu
povo na saída do Egito após o 10° sinal (Ex 12). A páscoa marca o início do ano
para os israelitas. Os momentos significativos de Israel estão sempre
relacionados à pascoa:
·
Saída da escravidão – Ex 12
·
Entrada na Terra Prometida – Js 5:10,11
·
Reconstrução da Nação – Ed 6:19-22
·
Restauração e avivamento – 2Cr 30
·
Pedro foi milagrosamente liberto da prisão numa
pascoa – At 12
Páscoa era inicialmente uma
festa familiar onde a casa se torna um santuário e a mesa um altar de
sacrifício. Para nós, lembra-nos nossa unidade enquanto família de Deus e
santuário dedicado ao Senhor (Ef 2:19-22; 1Pe 2:5-10). Celebrar a páscoa é um
ato de fé (Hb 11:28). Ao lermos o relato da Ceia, percebemos que não havia
cordeiro, pois o Cordeiro haveria de morrer na cruz.
Nesse contexto de momento significativo e restaurador, entra
Ezequias, rei de Judá…
Ezequias: Após o reinado
de Salomão, a nação se dividiu em dois reinos. O reino do Norte composto por
dez tribos rompeu com a dinastia de Davi tendo Samaria como sua capital;
enquanto que o reino do Sul se manteve fiel à família de Davi tendo Jerusalém
como sua capital.
Ezequias significa "Deus
é minha força" e é o nome de três pessoas no AT. O principal e mais
proeminente deles é este personagem. Rei da linhagem de Davi.
De acordo com o autor dos livros
dos Reis, não houve outro rei de Judá como ele, nem antes, nem depois, porque Ezequias
confiava no Senhor (2Rs 18:5).
Este monarca começou suas
reformas imediatamente após ser coroado rei (2Cr 29:4). Ezequias até mesmo
incentivou os habitantes do reino do Norte a participar da adoração em
Jerusalém. Nessa época, eles não mais possuíam seu centro político. Samaria
fora destruída pelos assírios (722 a.C.) e os israelitas que sobreviveram
coexistiam com outros povos, os quais Salmaneser mandou instalar na região.
Essa coexistência é que dá origem aos samaritanos.
Uma de suas primeiras ações no
começo do seu reinado foi restabelecer a celebração da páscoa do Senhor. Como
seu nome sugere, tudo o que fez foi segundo a força que Deus dá (1Pe 4:10). O
Reino Sul já havia sido levado cativo (v. 6,9), o reino Sul estava em idolatria
(2Rs 18:4).
I.
O QUE DEUS FEZ E ESTÁ FAZENDO POR NÓS NA
PÁSCOA? CONVIDANDO=NOS
1.
Um convite ilimitado (v. 1-5)
Efraim, Manassés (v. 1), Zebulom
(v. 10), Aser (v. 11) são sinônimos do reino Norte; Judá (v. 12), é sinônimo do
Reino Sul. Abrange, portanto, toda a nação (v. 1). “Dã e Berseba” (v. 4),
equivale de “Norte ao Sul”; abrange, portanto, todo o território.
A universalidade do convite de
Deus:
·
Todos vocês, confins da Terra” (Is. 45:22);
·
“Todos vocês, que tem sede” (Is 55:1);
·
Toda carne verá a salvação de Deus (Lc 3:6);
·
“Todo aquele que invocar o nome do Senhor” (At
2:21);
·
“Justificação que a todos dá vida” (Rm 5:18);
·
“Deus deseja que todos sejam salvos” (1Tm 2:4);
·
“A graça se manifestou salvadora a todos os
homens” (Tt 2:11)
·
“Todos cheguem ao arrependimento” (2Pe 3:9);
·
“ (...). Todo (...) Quem quiser, beba, de graça,
da água da vida” (Ap 22:17);
No texto, a pascoa supera as
diferenças entre o reino Norte e Sul. Similarmente, a mesa do Senhor é um
convite e um lembrete para superarmos nossas diferenças. Paulo escreveu
extensivamente sobre isso dizendo que em Cristo não há mais gentio ou judeu,
uma vez que o Senhor Jesus derrubou a parede de inimizade que estava impedindo
o desfrute de ambos.
1.1 Um convite para retorno a
Deus
Aqui entre os vv. 1-5, Ezequias
envia cartas de convite. Da mesma maneira, o nosso Rei enviou-nos a sua carta
de convite (A Bíblia). O convite de Ezequias é para que os israelitas fossem à
casa de Deus. O termo vir tem a ideia de movimento tal como o descrito no Sl
100:2,4(GKH995). Essa ideia será desenvolvida nos vv 6-9 com a ideia de volta a
Deus, isto é, arrependimento. Um movimento de retorno consciente a Deus como
descrito em 2Rs 17:13; Is 44:22; Os 14:1.
1.2 Um convite para
restauração através da Palavra
No v. 5, a Bíblia diz que o Rei e
a nação “decidiram” celebrar a Páscoa do SENHOR. O termo decidir (‘amad)
significa dentre tantas coisas: Restaurar; pronto para servir” (GKH6641). Daí,
a restauração da páscoa (v. 2). Essa restauração e a servitude nos vêm através
da “proclamação” (v.4). Proclamação é davar, isto é, “Palavra”. A
restauração vem, acima de tudo, pela Palavra do Senhor (cf. v. 12).
II.
COMO DEVEMOS REAGIR À PASCOA: RESPONDENDO AO
CONVITE DE DEUS.
2.
A resposta humana ao convite (vv 6-17)
De acordo com a Bíblia,
arrependimento é retorno a Deus (heb. Shuv). É uma resposta à iniciativa
de Deus. Jesus nos escolhe e nos capacita a respondemos positivamente a sua
escolha. O texto nos diz que alguns
zombaram, fizeram chacota e riram com desdém (v. 10) dos emissários. Nós,
entretanto, somos chamados a responder ao convite do Rei:
2.1
Saindo da desconfiança (v. 7).
Infidelidade
aqui significa desconfiança ao que Deus tem dito. Somos instados pela Bíblia a
não chamarmos o Deus verdadeiro de mentiroso em suas promessas e ações para
conosco;
2.2
Deixando a dureza de coração (v. 8).
Obstinação significa “coração
duro e rebelde”. Ao longo da Bíblia, o povo de Deus repetidamente manifestou
essa dureza (Ex. 32:9; 33:4; Dt 10:16; 2Cr 36:17; Ne 9:16,17,29; Jr 7:26;
17:23; 19:15). Segundo a Bíblia, quem endurece seu coração, cai na
desgraça” (Pv. 28:14).
Hoje (Sl 95:8-10) se ouvirmos a Sua
voz, não endureçamos o coração. Se Deus estiver falando conosco e está, devemos
estar prontos para ouvi-lo e obedece-lo de com todo o nosso Ser.
2.3 Submetendo-nos ao Senhor
(v. 8).
Submeter é “dar-se inteiramente
ao Senhor” (CWS H5414). Literalmente o texto nos chama a “dar a mão ao Senhor”.
Esse dar é expresso no vir ao Templo do Senhor para celebrar a Pascoa. O mesmo
termo que expressa o movimento do arrependimento. Me entrego ao Senhor na
medida em que me arrependo constantemente. Por isso, veremos adiante que a cura
que Deus dá (v. 20) atinge o todo do homem.
2.4 Servindo e adorando (v.
8b)
Servir na Bíblia significa na
maioria dos casos quando dito a respeito de Deus adorar. Exemplos são: Ex 3:12;
4:23; 7:16; Js 24:15,18. Jesus, no deserto, disse: “Ao Senhor, teu Deus,
adorarás e só a ele servirás”. São duas moedas da mesma realidade. Sirvo
adorando e adoro servindo.
2.5 Humilhando o coração (v. 11)
Alguns zombaram (v.10), outros
humilharam-se (v.11). Zombar significa imitar fazendo chacota. Foi o que Sansão
fez diante dos filisteus (Jz 16:25,27). Pode ser um riso de descrença como
Abraão e Sara (Gn 17:17; 18:12-13).
Jeremias (20:7) e Neemias (2:19)
sofreram tal zombaria em suas vidas; bem como o salmista (22:7). Ao contrário
da zombaria, somos chamados a humilhar. A acolher o que Deus diz como sendo a
mais absoluta verdade (1Ts 2:13).
Através da humilhação, Deus nos
chama a um estado de ter sido conquistado seja emocionalmente ou fisicamente
(Louw-Nida 39.52-39.61).
2Cr. 7:14: "Se o meu povo
que se chama pelo meu nome se humilhar e orar (...) Eu ouvirei dos céus e
perdoarei os seus pecados e sararei a sua Terra".
A ideia básica de humilhar-se
diante do Senhor é dobrar-se diante dele como a asa de um pássaro pode ser
dobrada. É abandonar a independência de Deus. Humilhar-se é reconhecer quão
dependentes somos de Deus.
III. NOSSO PAPEL NA PÁSCOA:
APROPRIAÇAO DA CURA DE DEUS EM CRISTO JESUS
3. A cura de Deus (vv.
18-20)
3.1 Cura e perdão: Através de
Cristo e para o homem todo
O termo aqui é o mesmo usado
quando Isaías descreve a cura vinda através do Cristo (53:4,5). Descreve o nome
do SENHOR (Ex 15:26). Na passagem de Is. 53, os temas de restauração e cura se
misturam (TWOT, 2196).
O Sl 147:3 ensina que “Deus cura
os de coração quebrantado e cuida das suas feridas”. O uso de raphah no
AT é decididamente holístico, isto é, atinge todo o homem (GKH8324). Rapha diz respeito a cura da apostasia e da
rebeldia nos escritos proféticos (Jr 3:22; Os 14:1-4). Devemos nos dar
inteiramente ao Senhor, da mesma forma, a cura atinge todo nosso ser.
·
Precisamos ouvir de todo o nosso coração para
que haja cura de Deus em nós (Is 6:10)
·
Quando humilhamos nosso coração, Deus nos
cura (Is 57:18).
·
Precisamos clamar para que haja cura de Deus
(Jr 17:14);
3.2 A cura em resposta a
oração
·
Deus ouviu o choro de Ismael (Gn 21:17);
·
O Êxodo acontece em resposta à oração (Nm
20:16);
CONCLUSÃO
Numa páscoa, Deus mata o
primogênito de Faraó; em outra, Deus mata o Seu. Cristo se torna nossa páscoa
(1Co 5:7, ARC).
·
Para Israel, a páscoa era celebração da
escravidão e também o é para nós: Fomos retirados do império das trevas
e transportados para o Reino do Filho (Cl 1:13,14).
·
Páscoa é motivo de alegria (vv. 21-22)
porque Cristo Jesus é a nossa alegria (Ne 8:10).
·
Páscoa nos chama a uma vida santa (vv.
13-14), porque o Senhor é santo devemos também ser santos (Lv 19:2; 1Pe
1:15-20) e sem santidade ninguém verá o Senhor (Hb 12). Essa é a razão pela
qual não havia fermento na vida de Israel na celebração da páscoa/pães sem
fermento.
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• Sermão pregada na Igreja Cristã Sal da Terra — Repartir em Uberlândia no Domingo de Páscoa de 2023.
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