A oração e o hebraico

 A maioria de nós sabe que o Antigo Testamento foi escrito majoritariamente em hebraico. Hoje, chamado de "Hebraico Bíblico" para distingui-lo do "hebraico moderno". Excetuando algumas passagens em Daniel e outros livros que foram escritas em aramaico, a maioria do texto do Antigo Testamento está em hebraico. 

No Dicionário de Hebraico de Girdlestone, o autor apresenta um artigo sobre a oração e diz: 

"Doze palavras hebraicas foram traduzidas pela palavra "oração" no Antigo Testamento. Duas são interjeições, a saber, ana (אנא) e na (נא), a primeira das quais é encontrada em Gênesis 50:17, e a última em Gênesis 12:13; Gênesis 18:4 e Jz 9:38. 
Chanan (חנן), ser gracioso, quando usado no sentido reflexivo ou causativo, significa buscar o favor de outro; ver, por exemplo, 2Cr 6:37.  
Palal (פלל), no reflexivo, 'fazer com que outro intervenha ou arbitre no caso de alguém', é encontrado com muita frequência e geralmente é representado pelo grego προσεύχομαι (proseuchomai). Essa palavra transmite uma ideia muito objetiva sobre a oração. Ela mostra que os homens não tinham o hábito de orar apenas para aliviar seus sentimentos, mas para pedir a outro Ser, mais sábio e mais poderoso do que eles, que assumisse sua causa.   
Em Jó 22:27; Jó 33:26, a palavra atar (עתר), suplicar, é usada; em Jó 21:15, uma palavra diferente é usada, a saber, paga (פגע), que significa encontrar.   
Aqui lachash (לחשׁ), sussurrar, é usado para transmitir a ideia do suspiro secreto e doloroso dos oprimidos. essa palavra é geralmente traduzida como encantamento.  
Shaal (שׁאל, Ass. sâlu), pedir, seja no sentido de inquérito ou petição, de onde o nome de Saul é derivado, ocorre em Sl 122:6, onde é adotado por uma questão de aliteração, 'Ore pela paz de Jerusalém'. 
Sichah (שׂיחה), meditação ou reclamação, é usado em Jó 15:4; Sl 55:17; Sl 64:1.  
Em Esdras 6:10, encontramos Tsala (צלא), pedir; em Dn 6:11, Veah (בעה), buscar; e em Dn 9:13, uma frase composta é adotada, o que provavelmente significa conciliar o rosto de uma pessoa e, portanto, orar com alguma perspectiva de sucesso. 
Com relação ao ato de orar, conforme representado pela palavra προσεύχομαι no N.T., pode-se notar de passagem que ele nunca é mencionado no Evangelho ou nas Epístolas de São João. A oração deveria ser oferecida 'em espírito' (Ef 6:18). [A.R.A 'no Espírito'. Há um artigo no grego; as palavras, portanto, parecem um paralelo exato à descrição de adoração de nosso Senhor, que deve ser 'em espírito e em verdade'. Mas veja Juízes 1:20]. Parece ter sido geralmente dirigida a Deus, o Pai. A única exceção é Atos 1:24, onde os discípulos são aparentemente descritos como orando ao seu Mestre Ascendido. Compare com Atos 7:59, onde Estêvão apelou para o Senhor Jesus."¹

Diante disto, o A.T. ensina sobre a oração que: 

1. Oração é buscar a graça de Deus. O Trono de Deus é um trono de onde Deus derrama sua graça e ajuda em tempos necessários (Hb. 4:14-16). 

2. Oração é reconhecimento de que Deus é o Todo-Poderoso e Todo-Sábio e que necessitamos de sua intervenção na nossa vida (1Sm 2:25). A ideia de intercessão e intervenção está muito presente. Em 1Sm 2:25, o termo 'palal' ocorre duas vezes: "Deus será o árbitro (pilel)"; "quem intercederá (yitpalel) por ele?". O NDITEAT², comentando o termo palal, diz: "É somente em 1Samuel 2:25 que פָּלַל se refere explicitamente ao julgamento divino, embora o significado seja contestado. O versículo faz um trocadilho com as duas raízes ou significados de פָּלַל: se alguém pecar contra o seu próximo, Deus julgará (פָּלַל) o seu caso; se alguém pecar contra Deus, não terá quem ore (פָּלַל, piel) por ele!".

3. Oração é uma súplica a Deus; não uma determinação. Somos servos, ele, o Senhor. Ele ordena e nós obedecemos. Não chegamos à Sua Presença com as mãos repletas de pedidos, mas chegamos com as mãos vazias para receber de sua graça e plenitude. Aqui paga, shaal e Tsala encontram expressão.

4. Oração é a Tenda do Encontro. É o encontro da criatura necessitada com o Criador doador. É semelhantemente a escada que Jacó viu. É o meio pelo qual Deus envia os seus anjos para ministrarem aos herdeiros da salvação. Oração é o meio de comunhão com O Deus Vivo (Gn 28:11-18; 32:2).

5. Oração é o clamor por ajuda na aflição. O termo é usado em Is. 26:16. Um sussurro muitas vezes secreto e dolorido. 

Lembro de ter lido no livro Oração: Ela faz alguma diferença? onde Philip Yancey diz que orar é como subir a montanha e olhar as coisas na perspectiva divina. 

Deus nos ordena e convida a orar. Para nos encontrar, intervir, ajudar, derramar sua Graça. Dar-nos a visão celestial das coisas na Terra. 


______________________________________

¹ Os sinônimos do Antigo Testamento e sua importância para a doutrina Cristã; disponível no aplicativo TheWord para PC

² O Novo Dicionário Internacional de Teologia e Exegese do Antigo Testamento, publicado pela Editora Cristã; verbete פָּלַל

Comentários