PREGAÇÃO: MUDANDO SUA ORIGEM: O NOVO NASCIMENTO E O BATISMO
MUDANDO SUA ORIGEM: O NOVO NASCIMENTO E O BATISMO
João 3:1-21Jesus principia seus sinais em Caná da Galiléia, mas não se confia ao ser humano, pois sabe o que há no ser humano. Há no ser humano um fariseu que deseja sobrepor seus desejos sobre outros assim como Nicodemos era conquistador de povos. Esse conquistador precisa se render e ser vencido pelo Espírito e pela água para, então, ver e entrar no Reino de Deus.
PRECISAMOS NASCER DA ÁGUA E DO ESPÍRITO: BANHO DA REGENERAÇÃO!
Temos no cotidiano dois lembretes dos sacramentos que o Senhor deixou para nós: O Banho e o Jantar que nos lembram do Batismo e da Ceia, respectivamente. Aqui no texto, o batismo é chamado de “nascer da água e do Espírito” (Jo. 3:5).
a água na história da teologia
Os primeiros cristãos chamavam o Batismo de Banho de regeneração e de segundo nascimento[1].
O Livro de Oração Comum (LOC) da Igreja da Inglaterra diz: “Te agradecemos, Deus Todo-Poderoso, pelo dom da água. Sobre a qual o Espírito Santo se moveu no início da criação. Através da qual guiastes os filhos de Israel para fora da sua escravidão no Egito à terra prometida. Na qual seu Filho Jesus recebeu o Batismo de João e foi ungido pelo Espírito Santo como Cristo. E nos conduz através de sua morte e ressurreição para fora da escravidão do Pecado para a vida eterna”[2].
A ÁGUA NA TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO
O Senhor prometeu à mulher samaritana água viva (Jo. 4:10,13-14). Do interior de Cristo flui água viva que é a concessão do Espírito (Jo. 7:37,38). Paulo diz que Cristo morreu para purificar a Igreja com água (Ef. 5:26). Hebreus nos instrui a aproximarmos do Trono de Deus com consciência pura e corpo lavado com água (Hb. 10:22). Gratuitamente, o Senhor concede da fonte da água da vida (Ap. 21:6; 22:17).
O apóstolo Pedro nos conta que o mundo foi criado da água e pela água e igualmente pereceu através da água, simbolizando juízo de Deus (2Pe. 3:5,6).
No N.T. a água representa e comunica as bênçãos através do Batismo:
1. A purificação feita pelo Espírito Santo – Jo. 3:5; 4:10,13-14; Ef. 5:26;
2. Consciência limpa diante de Deus – Hb. 10:22;
3. Juízo de Deus sobre o mundo ímpio – 2Pe. 3:5,6;
Tudo isto acontece conosco ao sermos batizados no nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Somos purificados dos nossos pecados (At. 22:16), recebemos consciência pura diante de Deus (At. 24:16; 1Tm. 1:5,19; 3:9; 1Pe. 3:21) e recebemos a sentença de juízo absolvido sobre nós (Jo. 5:24; Rm. 8:1; 1Jo. 3:14).
1. PRECISAMOS NASCER DA ÁGUA E DO ESPÍRITO
ð Apesar da nossa posição e religião
Nicodemos era fariseu (v.1).
Paulo escreveu que era o partido mais severo da religião judaica (At. 26:5). Eram dispostos a pegar em armas contra judeus para defender suas crenças[3].
Suas crenças eram ortodoxas: existência de anjos e espíritos; recompensas e punições na eternidade e imortalidade da alma;
Nicodemos era autoridade e mestre de Israel (v.1,10 NVI).
Charles Swindoll explica: “João usa o artigo definido, indicando que Nicodemos era mais que apenas um mestre entre muitos em Israel. (...) sugerindo que Nicodemos era considerado pela maioria a voz preeminente do ensino religioso em Israel”[4].
ð Para vermos e entramos no Reino de Deus (vv. 3,5)
Devemos ser feitos nova criação (2Co. 5:17) através do lavar (lit. do Banho)[5] regenerador e renovador do Espírito Santo para entrarmos no Reino de Deus (Tt. 3:5). Esse lavar está acessível devido à ressurreição de Jesus Cristo (1Pe. 1:3). Ele nos lavou dos nossos pecados (Ap. 1:5, ARC).
Ver é uma forma de dizer “experimentar” o reino de Deus[6].
ð É impossível humanamente (v.4)
Ninguém pode nascer de Deus por sua própria vontade (Jo. 1:12,13).
Ninguém pode ver a Deus sem a revelação do Deus Unigênito (Jo. 1:18; 6:46).
Somos conclamados a ver o Filho de Deus (Jo. 1:39; 4:29);
Nosso clamor deve ser semelhante aos dos gregos: Queremos ver Jesus (Jo. 12:21).ð Nascidos de Deus Espírito (v. 6)
Deus desejou nos gerar novamente (Tg. 1:18)
Deus nos regenera por Sua Palavra (1Pe. 1:23-25)
A regeneração se manifesta em ação (1Jo. 3:9; 5:1)ð Nascidos do Espírito são nascidos de “cima, do alto”:
uma origem celestial.A palavra grega anōthen, traduzida por “de novo”, pode ter diversos sentidos, mas a tradução mais comum é “de cima”. De fato, esse é o sentido que ela tem em outras passagens de João (3:31; 19:11; 19:23). Parece provável, portanto, que também aqui (em 3:3,7) o seu sentido seja esse. Os judeus de sua época chamavam os gentios convertidos ao judaísmo de “filhos recém-nascidos”, uma expressão graciosa para aqueles que tinham acabado de começar sua nova vida como “filhos da aliança” e herdeiros das bênçãos da descendência de Abraão. Os homens eram circuncidados, e todos os convertidos eram batizados com água. Nicodemos não entendeu a imagem de Jesus de forma equivocada;
A salvação exige um segundo nascimento “do alto” porque somos impotentes para salvar a nós mesmos. A perfeição moral é o padrão, e todos nós ficamos aquém dela (Rm 3:23); por isso, não podemos nos tornar bons o suficiente para conseguir nosso lugar no céu. Felizmente, a pena pelo pecado foi paga integralmente por Jesus Cristo. Em vez de tentar superar o mal por nossa conta, temos de responder ao dom gratuito do Senhor da vida eterna com total confiança de que só ele nos salva (Ef 2:8,9). A salvação não pode ser adquirida; ela só pode ser recebida como um dom gratuito. Aceitamos o dom de Deus da salvação só pela fé, e fé só em Cristo, para o perdão de nossos pecados[7].
Jesus ensina sobre o novo nascimento a um homem que havia, provavelmente, recebido a tradição de que Abraão ficava no portão do Hades para que nenhum filho seu entrasse no Inferno acidentalmente.
2. NOVO NASCIMENTO: DECISIVO, RECEBIDO E CONTINUO!
O tempo verbal presente nos vv. 3, 5 aponta para uma ação pontual e decisiva (aoristo).
O tempo verbal usado em nascer no v.3, indica que o novo nascimento é recebido.
O tempo verbal mostra que O Espírito precisa ser ouvido e visto continuamente (v. 8).Ação decisiva: Ruptura com o pecado, Diabo e mundo;
Recebido: Ação soberana de Deus em regenerar o pecador;
Contínuo: Dependência constante do Senhor para tudo!O BATISMO TEM EFEITO CONTÍNUO!
Para Lutero, toda a vida do cristão é um batismo. Um constante morrer para o mundo e renascer para Deus[8].
A Confissão de Fé de Westminster (28:6) ensina: “A eficácia do Batismo não se limita ao momento em que é administrado; contudo, pelo USO DEVIDO desta ordenança a graça prometida é, não somente oferecida, mas realmente manifestada e conferida pelo Espírito Santo” [9]. Ela continua dizendo que: “Este sacramento, segundo a ordenação de Cristo, há de continuar em sua Igreja até ao fim do mundo”.
Calvino ensina: “Como você sabe que é um filho de Deus de fato, bem como de nome?" Resposta: "Porque sou batizado em nome de Deus Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (João Calvino, de seu catecismo de Estrasburgo).
EFEITOS DO BATISMO NA VIDA CRISTÃ
A CFW destaca os seguintes benefícios do Batismo (28:1):
· União com Cristo (1Co. 6:17; Jo. 15:1-5; 1Jo. 2:4);
· Remissão de pecados (At. 22:16; 2:38);
· Consagração a Deus por meio de Jesus Cristo para andar em novidade de vida (Rm.6:4);
CONCLUSÃO
Você já nasceu de novo? — Não basta ser religioso ou conhecer a Bíblia. É preciso ter uma experiência real de arrependimento e fé em Jesus, sendo regenerado pelo Espírito. Reflita: sua vida tem sinais de nova criação? (2Co 5:17)
Você vive sua vida a partir do seu batismo? — Lembre-se de que, no batismo, você foi unido a Cristo, chamado a viver em novidade de vida (Rm 6:4). Isso impacta suas decisões, suas relações e seu modo de viver neste mundo.
Você depende diariamente do Espírito? — O novo nascimento não é um evento isolado, mas o início de uma caminhada contínua com o Espírito. Ouça-o, siga-o, dependa dele!
[1] JUSTINO: ROMA, JUSTINO De I e II Apologias e Diálogo com Trifão. São Paulo: Editora Vozes, 2012. (Cap. 61:1-13)
IRINEU DE LIÃO: LIÃO, IRINEU Contra as Heresias, Livro I, cap. 21, seção 21CIPRIANO: Carta a Donato, seção 3.
[2] https://ccel.org/entity/baptism?queryID=-1&resultID=baptism
[3] Software LOGOS: Verbete Fariseu: Dicionário Conciso LEXHAM
[4] Swindoll, Charles R. Comentário bíblico Swindoll: João — Charles R. Swindoll; traduzido por Regina Aranha. — São Paulo: Hagnos, 2017
[5] Termo grego λουτρόν usando em Ef. 5:26 e Tt. 3:5.
[6] https://biblehub.com/greek/3708.htm
[7] Swindoll, Charles R. Comentário bíblico Swindoll: João — Charles R. Swindoll; traduzido por Regina Aranha. — São Paulo: Hagnos, 2017
[8] WACHHOLZ Wilhelm História e Teologia da Reforma: Uma introdução – São Leopoldo: Sinodal, 2010, p. 144.
[9] KOLB Robert; TRUEMAN, Carl R. Entre Wittenberg e Genebra: Teologia Luterana e reformada em Diálogo trad. Josaías Cardoso Ribeiro Junior, Brasilia, DF, Editora Monergismo, 2017, 290p.
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