Comentando os versículos (2): Hebreus 12:1

Em postagem anterior comentamos sobre 1Pedro 5:7 e você pode conferir aqui. Agora aventuramo-nos a falar sobre o adjetivo euperístaton que a Almeida Revista e Atualizada traduz como tenazmente nos assedia e a Nova Versão Internacional traduz como envolve. A ideia de ser envolvente é uma ideia bem básica do grego. É a tradução que o Novo Testamento Interlinear Grego/Português (2ª Ed.) traz. Entrementes, não é a única alternativa. Vamos agora, discorrer um pouco mais sobre o adjetivo grego que está na forma verbal:

  • A palavra euperístaton lembra feras selvagens da floresta que circundam a fogueira em busca de vítimas indefesas; daí, a ideia de envolvente. Alguns comentaristas comparam o termo a roupa que se prende no corredor e o faz tropeçar. Um comentarista chega a dizer que em virtude disso o pecado é ajustável ás nossas circunstâncias. 

  • A palavra tem ainda a conotação de algo que facilmente distrai. Fala de alguém que ficou facilmente distraído com algo; nesse caso, o pecado. O pecado distrai a nossa atenção das coisas celestiais, essa é a razão pela qual o escritor diz em seguida: "mantendo os olhos fixos em Jesus, autor e consumador da fé". Há comentaristas que interpretando o termo euperístaton dizem que o pecado é estimado e apreciado. 

  • A palavra euperístaton fala também de um controle absoluto, rígido e intenso. Primeiro o pecado distrai os nossos olhares de Jesus e, depois então assume o controle de forma intensa, rígida e absoluta dos nossos pensamentos. Por isso, Paulo fala aos Colossenses (3:2,5) que devemos pensar nas coisas do Alto onde Cristo vive à direita de Deus (v. 2) e mortificar, em virtude disso, a natureza pecaminosa (v. 5).

  • A palavra euperístaton tem a ainda o sentido de algo que embaraça, obstrui. Uma armadilha. Uma emboscada. Ele objetiva parar a corrida da fé que nos está proposta. Ele é doce no começo e amargo no fim. Ele é impeditivo dos melhores corredores na arena da fé. É algo perigoso, algo que machuca, que impossibilita ir adiante. Algo que prende os pés como a armadilha. 

Resumindo podemos dizer que o pecado é:


  1.  Agressivo à fé e ajustável às circunstâncias;
  2. Uma distração que se torna apreciada e estimada;
  3. Um déspota;
  4. Uma armadilha mortal para o cristão;



Comentários